Tarefas de Consciência Fonológica: Acurácia em Predizer Dificuldades de Leitura e Escrita

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Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
Flávia Guimarães Henriques
Francis Ricardo dos Reis Justi
http://orcid.org/0000-0001-7107-1672

Resumo

Esse estudo avaliou a acurácia de diferentes medidas de Consciência Fonológica (CF) em predizer o risco para dificuldades de leitura e escrita. No último ano da educação infantil, 213 crianças brasileiras foram avaliadas em 6 tarefas de CF. Um ano depois, 174 dessas crianças realizaram uma tarefa de leitura e 176 realizaram uma tarefa de escrita. Curvas de Característica Operacional do Receptor foram construídas com base nos escores de leitura e escrita. O escore total em todas as tarefas de CF apresentou a maior área sob a curva. No entanto, duas medidas de CF compostas por menos itens, consciência supra-fonêmica e consciência fonêmica, apresentaram sensibilidade e especificidade adequadas. Esses resultados são encorajadores já que essas tarefas podem ser utilizadas para rastrear, com um ano de antecedência do ensino formal da leitura e escrita, crianças em risco de desenvolverem dificuldades nessas habilidades.

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Seção
Avaliação Psicológica

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