Saúde Mental Parental e Regulação Emocional Infantil Durante a Pandemia de Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Cíntia Ribeiro Martins
Ana Carolina Lima Neiva
Andrea Figueiredo Bahia
Clara Xavier Oliveira
Maria Isabel Silva Cardoso
José Neander Silva Abreu

Resumo

A pandemia de coronavírus se constitui como potencial estressor para a saúde mental de crianças e adultos. Este estudo buscou comparar ansiedade e depressão parental, antes e durante a quarentena, bem como analisar as relações entre estes indicadores e a regulação emocional infantil. Participaram 69 responsáveis por crianças entre 05 e 12 anos. A coleta ocorreu em dois momentos, um antes e outro durante a pandemia. Foi observado aumento dos níveis de ansiedade e depressão dos pais no período do isolamento social. Houve correlação negativa fraca entre a ansiedade parental com a regulação emocional total e com o fator regulação emocional dos filhos. A ansiedade parental apresentou correlação positiva fraca com a labilidade das crianças Estes resultados caracterizam uma “gangorra emocional” dos pais e filhos durante a quarentena. Esta investigação contribuiu para um mapeamento inicial da saúde psicológica e do desenvolvimento emocional de famílias brasileiras na pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, C. R., Neiva, A. C. L., Bahia, A. F., Oliveira, C. X., Cardoso, M. I. S., & Abreu, J. N. S. (2021). Saúde Mental Parental e Regulação Emocional Infantil Durante a Pandemia de Covid-19 . Revista Psicologia: Teoria E Prática, 23(1), ePTPC1913534. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1913534
Seção
ESPECIAL - Covid-19: Impacto psicológico em indivíduos, família e sociedade
Biografia do Autor

Cíntia Ribeiro Martins, Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS

Possui Licenciatura (2005) e Formação em Psicologia (2006) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) também pela UFPB (2008). Especialização em Avaliação Psicológica realizada pela UNIP (Universidade Paulista) em parceria com o Instituto de Avaliação Psicológica (IBAP), e cursa, atalamente, especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP UFG). Atua como psicóloga clínica e na docência do Ensino Superior desde 2006. Tem experiência na área da Psicologia Clínica, Hospitalar, Social e em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Ministrou cursos sobre técnicas e metodologias de pesquisa qualitativa (Análise de Conteúdo e Alceste) para pesquisadores da Universidade Federal do Goiás (UFG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Participou do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Vulnerabilidade Social durante 6 anos, dedicando-se a temas como: Cognição Social (crenças, atitudes e valores), Avaliação de Programas Sociais de Saúde, Bem-Estar Subjetivo, Coping, Resiliência, Suporte Social e Qualidade de Vida. Em 2008 foi aprovada em 3 lugar, no Concurso realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na área de conhecimento Psicologia Social. Atualmente é coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN) e docente, ministrando as disciplinas: Psicologia Cognitiva, Técnicas Psicoterápicas II (Terapia Cognitiva), Estágio Supervisionado I e III (Psicologia Clínica Terapia Cognitivo-Comportamental), bem como também, orientando trabalhos de conclusão de curso.

José Neander Silva Abreu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

 

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP. (2018). Critério de Classificação Econômica Brasil. Retrieved from http://www.abep.org/

Botega, N. J., Bio, M. R., Zomignani, M. A., Garcia Jr, C., & Pereira, W. A. (1995). Transtornos do humor em enfermaria de clínica médica e validação de escala de medida (HAD) de ansiedade e depressão. Revista de Saúde Pública, 29(5), 355-363. doi: 10.1590/S0034-89101995000500004

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912–920. doi:10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Cluver, L., Lachman, J. M., Sherr, L., Wessels, I., Krug, E., Rakotomalala, S., Blight, S., Hillis, S., Bachman, G., Green, O., Butchart, A., Tomlinson, M., Ward, C. L., Doubt, J., & McDonald, K. (2020). Parenting in a time of COVID-19. The Lancet, 395(10231), Article e64. doi: 10.1016/s0140-6736(20)30736-4

Cori, L., Bianchi, F., Cadum, E., & Anthonj, C. (2020). Risk Perception and COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(9), Article 3114. doi:10.3390/ijerph17093114

Harper, C. A., Satchell, L. P., Fido, D., & Latzman, R. D. (2020). Functional Fear Predicts Public Health Compliance in the COVID-19 Pandemic. International Journal of Mental Health and Addiction. Advance online publication. doi:10.1007/s11469-020-00281-5

Huremović, D. (2019). Psychiatry of Pandemics: A Mental Health Response to Infection Outbreak. New York: Springer.

Jiang, H. J., Nan, J., Lv, Z. Y., & Yang, J. (2020). Psychological impacts of the COVID-19 epidemic on Chinese people: Exposure, post-traumatic stress symptom, and emotion regulation. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine, 13(6), 252-259. Retrieved from http://www.apjtm.org/article.asp?issn=1995-7645;year=2020;volume=13;issue=6;spage=252;epage=259;aulast=Jiang

Kerns, C. E., Pincus, D. B., McLaughlin, K. A., & Comer, J. S. (2017). Maternal emotion regulation during child distress, child anxiety accommodation, and links between maternal and child anxiety. Journal of Anxiety Disorders, 50, 52-59. doi: 10.1016/j.janxdis.2017.05.002

McFadden, S. M., Malik, A. A., Aguolu, O. G., Willebrand, K. S., & Omer, S. B. (2020). Perceptions of the adult US population regarding the novel coronavirus outbreak. PloS one, 15(4), Article e0231808. doi: 10.1371/journal.pone.0231808

Morris, A. S., Criss, M. M., Silk, J. S., & Houltberg, B. J. (2017). The impact of parenting on emotion regulation during childhood and adolescence. Child Development Perspectives, 11(4), 233–238. doi: 10.1111/cdep.12238

Oattes, N., Kosmerly, S., & Rogers, M. (2018). Parent emotional well-being and emotion lability in young children. Journal of Child and Family Studies, 27(11), 3658-3671. doi: 10.1007/s10826-018-1188-z

Oliver, N., Barber, X., Roomp, K., & Roomp, K. (2020). The Covid19 Impact Survey: Assessing the Pulse of the COVID-19 Pandemic in Spain via 24 questions. arXiv preprint arXiv:2004.01014. Retrieved from https://arxiv.org/abs/2004.01014

Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020). “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235. http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Reis, A. H., Oliveira, S. E. S. D., Bandeira, D. R., Andrade, N. C., Abreu, N., & Sperb, T. M. (2016). Emotion regulation checklist (ERC): Estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira. Temas em Psicologia, 24(1), 77-96. doi: 10.9788/TP2016.1-06

Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200063. doi: 10.1590/1982-0275202037e200063

Shevlin, M., McBride, O., Murphy, J., Gibson Miller, J., Hartman, T. K., Levita, L., Mason, L., Martinez, A. P., McKay, R., VA Stocks, T., Bennett, K. M., Hyland, P., Karatzias, T., Bentall, R. P. (2020). Anxiety, Depression, Traumatic Stress, and COVID-19 Related Anxiety in the UK General Population During the COVID-19 Pandemic. PsyArXiv. doi:10.31234/osf.io/hb6nq

Smith, C., Jones, E. J., Charman, T., Clackson, K., Mirza, F., & Wass, S. (2019). Anxious parents show higher physiological synchrony with their infants. PsyArXiv. doi:10.31234/osf.io/m2rsg

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., Xu, L., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), Article 1729. doi:10.3390/ijerph17051729

Zhong, B. L., Luo, W., Li, H. M., Zhang, Q. Q., Liu, X. G., Li, W. T., & Li, Y. (2020). Knowledge, attitudes, and practices towards COVID-19 among Chinese residents during the rapid rise period of the COVID-19 outbreak: a quick online cross-sectional survey. International Journal of Biological Sciences, 16(10), 1745-1752. doi: 10.7150/ijbs.45221