Saúde Mental Parental e Regulação Emocional Infantil Durante a Pandemia de Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Cíntia Ribeiro Martins
Ana Carolina Lima Neiva
Andrea Figueiredo Bahia
Clara Xavier Oliveira
Maria Isabel Silva Cardoso
José Neander Silva Abreu

Resumo

A pandemia de coronavírus se constitui como potencial estressor para a saúde mental de crianças e adultos. Este estudo buscou comparar ansiedade e depressão parental, antes e durante a quarentena, bem como analisar as relações entre estes indicadores e a regulação emocional infantil. Participaram 69 responsáveis por crianças entre 05 e 12 anos. A coleta ocorreu em dois momentos, um antes e outro durante a pandemia. Foi observado aumento dos níveis de ansiedade e depressão dos pais no período do isolamento social. Houve correlação negativa fraca entre a ansiedade parental com a regulação emocional total e com o fator regulação emocional dos filhos. A ansiedade parental apresentou correlação positiva fraca com a labilidade das crianças Estes resultados caracterizam uma “gangorra emocional” dos pais e filhos durante a quarentena. Esta investigação contribuiu para um mapeamento inicial da saúde psicológica e do desenvolvimento emocional de famílias brasileiras na pandemia da COVID-19.

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Detalhes do artigo

Seção
ESPECIAL - Covid-19: Impacto psicológico em indivíduos, família e sociedade
Biografia do Autor

Cíntia Ribeiro Martins, Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS

Possui Licenciatura (2005) e Formação em Psicologia (2006) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) também pela UFPB (2008). Especialização em Avaliação Psicológica realizada pela UNIP (Universidade Paulista) em parceria com o Instituto de Avaliação Psicológica (IBAP), e cursa, atalamente, especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade (LabSAMP UFG). Atua como psicóloga clínica e na docência do Ensino Superior desde 2006. Tem experiência na área da Psicologia Clínica, Hospitalar, Social e em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Ministrou cursos sobre técnicas e metodologias de pesquisa qualitativa (Análise de Conteúdo e Alceste) para pesquisadores da Universidade Federal do Goiás (UFG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Participou do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural e Vulnerabilidade Social durante 6 anos, dedicando-se a temas como: Cognição Social (crenças, atitudes e valores), Avaliação de Programas Sociais de Saúde, Bem-Estar Subjetivo, Coping, Resiliência, Suporte Social e Qualidade de Vida. Em 2008 foi aprovada em 3 lugar, no Concurso realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na área de conhecimento Psicologia Social. Atualmente é coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN) e docente, ministrando as disciplinas: Psicologia Cognitiva, Técnicas Psicoterápicas II (Terapia Cognitiva), Estágio Supervisionado I e III (Psicologia Clínica Terapia Cognitivo-Comportamental), bem como também, orientando trabalhos de conclusão de curso.

José Neander Silva Abreu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

 

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