Construção e Evidências de Validade Escala de Interação entre Crianças e Cães

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Laurindo
Crystian Moraes Silva Gomes
Daniela Dadalto Ambrozine Missawa
Rosana Suemi Tokumaru

Resumo

As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) têm apresentado resultados expressivos para a promoção da saúde humana. O objetivo foi construir e apresentar evidências de validade da Escala de Interação entre Crianças e Cães (EICC) para a população brasileira. O instrumento foi desenvolvido a partir da literatura e submetido a análise de juízes. Foi respondido por 118 pais de crianças entre 2 e 12 anos de idade, juntamente com o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). A partir da análise fatorial exploratória foram extraídos os fatores Interação Afetiva (α = .89), 23 itens e Interação Educativa e Punitiva (α = .65), 8 itens. As correlações significativas entre dimensões da EICC e do SDQ indicam que a interação entre crianças e cães domésticos pode ser uma variável importante para avaliação de problemas comportamentais. Conclui-se que a EICC apresenta bons índices de validade e confiabilidade e pode ser usada para a triagem de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Althoff, R. R., Rettew, D. C., & Hudziak, J. J. (2003). Attention-deficit/hyperactivity disorder, oppositional defiant disorder, and conduct disorder. Psychiatric Annals, 33(4), pp. 245–252. https://doi.org/10.3928/0048-5713-20030401-05

Anderson, D.C. (2007). Assessing the Humam-Animal Bond: A compendium of actual measures. West Lafayette, IN: Purdue University Press.

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP. (2016). Critério de classificação econômica Brasil. Recuperado de http://www.abep.org/criterio-brasil

Boat, B. W., Pearl, E., Barnes, J. E., Richey, L., Crouch, D., Barzman, D., & Putnam, F. W. (2011). Childhood cruelty to animals: Psychiatric and demographic correlates. Journal of Aggression, Maltreatment and Trauma, 20(7), 812–819. https://doi.org/10.1080/10926771.2011.610773

Brown, T. A. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. The Guilford Press. New York.

Chelini, M.O. M., & Otta, E. (2015). Terapia Assistida por Animais. São Paulo: Manole.

Cromer, L. D., & Barlow, M. R. (2013). Factors and Convergent Validity of the Pet Attachment and Life Impact Scale ( PALS ). Human-Animal Interaction Bulletin, 1(2),34-56.

Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2018). Assessing the quality and appropriateness of factor solutions and factor score estimates in exploratory item factor analysis. Educational and Psychological Measurement, 78(5), 762-780. https://doi.org/10.1177/0013164417719308

Ferreira De Mendonça, M. E., Rodrigues Da Silva, R., José, M., Feitosa, S., Patrícia, S., & Peixoto, L. (2014). A Terapia Assistida por cães no desenvolvimento socioafetivo de crianças com deficiência intelectual. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(2), 11–30.

Ferreira, A. O., Rodrigues, E. A. F., Santos, A. C., Guerra, R. R., Miglino, M. A., Maria, D. A., & Ambrósio, C. E. (2016). Animal-assisted therapy in early childhood schools in São Paulo, Brazil. Pesquisa Veterinaria Brasileira, 36(1), 46–50. https://doi.org/10.1590/S0100-736X2016001300007

Frantz, L. A. F., Mullin, V. E., Pionnier-Capitan, M., Lebrasseur, O., Ollivier, M., Perri, A., Linderholm, A., Mattiangeli, V., Teasdale, M. D., Dimopoulos, E. A., Tresset, A., Duffraisse, M., McCormick, F., Bartosiewicz, L., Gál, E., Nyerges, É. A., Sablin, M. V., Bréhard, S., Mashkour, M., BǍlǍşescu, A., Gillet, B., Hughes, S., Chassaing, O., Hitte, C., Vigne, J. D., Dobney, K., Hänni, C., Bradley, D. G., & Larson, G. (2016). Genomic and archaeological evidence suggest a dual origin of domestic dogs. Science, 352(6290), 1228–1231. https://doi.org/10.1126/science.aaf3161

George, D., & Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. Boston: Allyn & Bacon.

Goodman, R. (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire: A Research Note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 38(5), 581–586. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1997.tb01545.x

Guymer, E. C., Mellor, D., Luk, E. S. L., & Pearse, V. (2001). The Development of a Screening Questionnaire for Childhood Cruelty to Animals. 42(8), 1057–1063. https://doi.org/10.1111/1469-7610.00805

Herzog, H. (2015). The research challenge: Threats to the validity of animal-assisted therapy studies and suggestions for improvement. In A. Fine (Ed.), Handbook on Animal-Assisted Therapy: Foundations and Guidelines for Animal-Assisted Intervention (pp. 402-407). Estados Unidos: Academic Press.

Ichitani, T., & Cunha, M. C. (2016). Animal-assisted activity and pain sensation in hospitalized children and adolescents. Revista Dor, 17(4), 270–273. https://doi.org/10.5935/1806-0013.20160087

Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. J. (2006). FACTOR: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavioral Research Methods, Instruments and Computers, 38(1), 88-91. https://doi.org/10.3758/BF03192753

Mitchell, R. W. (2004). Controlling the dog, pretending to have a conversation, or just being friendly? Interaction Studies, 5(1), 99–129. https://doi.org/10.1075/is.5.1.06mit

Muñoz, P. O. L. (2014). Terapia assistida por animais: Interação entre cães e crianças autistas. Dissertação de Mestrado,Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-11122014-101527

Pereira, V. R., Nobre, M. D. O., Capella, S., & Vieira, A. C. G. (2017). Interação Lúdica na Atividade Assistida por Cães em Pediatria. Enfermagem Em Foco, 8(1), 07-11. https://doi.org/10.21675/2357-707x.2017.v8.n1.831

Ramirez, M. (2006). “My Dog’s Just Like Me”: Dog Ownership as a Gender Display. Symbolic Interaction, 29(3), 373–391. https://doi.org/10.1525/si.2006.29.3.373

Santos, A. R. O., & Silva, C. J. (2016). The animal assisted therapy projects in the state of São Paulo. Revista da SBPH, 19(1), 133-146.

Serra-Pinheiro, M. A., Schmitz, M., Mattos, P., & Souza, I. (2004). Transtorno desafiador de oposição: uma revisão de correlatos neurobiológicos e ambientais, comorbidades, tratamento e prognóstico. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26(4), 273–276. https://doi.org/10.1590/s1516-44462004000400013

Thompson, K. L., & Gullone, E. (2003). The Children’s Treatment of Animals Questionnaire (CTAQ): A psychometric investigation. Society and Animals, 11(1), 1–15. https://doi.org/10.1163/156853003321618800

Udell, M. A. R., & Brubaker, L. (2016). Are Dogs Social Generalists? Canine Social Cognition, Attachment, and the Dog-Human Bond. Current Directions in Psychological Science, 25(5), 327–333. https://doi.org/10.1177/0963721416662647

Vaughn, M. G., Fu, Q., Delisi, M., Beaver, K. M., Perron, B. E., Terrell, K., & Howard, M. O. (2009). Correlates of cruelty to animals in the United States : Results from the National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions. Journal of Psychiatric Research, 43(15), 1213–1218. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2009.04.011

Winefield, H. R., Black, A., & Chur-hansen, A. (2008). Health Effects of Ownership of and Attachment to Companion Animals in an Older Population. International Journal of Behavioral Medicine, 15, 303–310. https://doi.org/10.1080/10705500802365532

Woerner, W., Fleitlich-Bilyk, B., Martinussen, R., Fletcher, J., Cucchiaro, G., Dalgalarrondo, P., Lui, M. & Tannock, R. (2004). The Strengths and Difficulties Questionnaire overseas: Evaluations and applications of the SDQ beyond Europe. European Child & Adolescent Psychiatry, 13(S2), 47-54. https://doi.org/10.1007/s00787-004-2008-0

Wong, J., Mellor, D., Xu, X., & Richardson, B. (2013). Confirmatory factor analyses of the children ’ s attitudes and behaviors towards animals scale in two eastern cultural contexts. Quality and Quantity, 47(5), 2569–2575. https://doi.org/10.1007/s11135-012-9672-9

Zago, L. G., Finger, A. V., & Kintschner, F. M. (2011). A influência da terapia assistida por animais na funcionalidade de uma criança com diplegia espástica: um estudo de caso. ConScientiae Saúde, 10(3), 563–571. https://doi.org/10.5585/ConsSaude.v10i3.2720

Zilcha-Mano, S., Mikulincer, M., & Shaver, P. R. (2011). An attachment perspective on human – pet relationships : Conceptualization and assessment of pet attachment orientations. Journal of Research in Personality, 45(4), 345-357. https://doi.org/10.1016/j.jrp.2011.04.001