Clima Escolar e Indicadores de Estresse, Ansiedade e Depressão em Professores do Ensino Técnico Médio Privado

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Osvaldo André Filippsen
Angela Helena Marin

Resumo

Este estudo examinou a contribuição e a extensão em que o clima escolar afeta o estado emocional de docentes do ensino técnico médio privado. Utilizou-se um delineamento observacional analítico de corte transversal, com 62 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico e Laboral, o Depression, Anxiety and Stress Scale - 21 e o Delaware School Climate Survey-Teacher/Staff. As análises indicaram correlações fracas entre os fatores do clima escolar e estresse, ansiedade e depressão. A percepção negativa sobre a justiça das regras explicou 16% da variância da depressão e 15% do estresse, enquanto a percepção negativa de segurança explicou 14% a variância da ansiedade. Apesar da baixa intensidade de indicadores de estresse, ansiedade e depressão identificada, destaca-se que a justiça das regras e a segurança são fatores que podem afetar o estado emocional docente, os quais precisam ser considerados por poderem impactar a qualidade do ensino-aprendizagem.

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Seção
Psicologia e Educação

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