Narrativa de Mulheres Vítimas de Violência: Passos do Processo

Conteúdo do artigo principal

Maria Renata Coelho Machado

Resumo

Este artigo visa a apresentar uma discussão de atendimento em estágio supervisionado de Psicologia Jurídica, e seus resultados, por meio da leitura de narrativas de mulheres atendidas, vítimas de maus tratos, recolhidas em casa-abrigo. O processo de desenvolvimento do modelo de atendimento também é discutido concomitantemente à análise das narrativas. O modelo de acolhimento proposto tem aqui sentido específico relativo à escuta acolhedora e respeitosa, assim como caracteriza trabalho inicial que objetiva primordialmente a postura inclusiva como forma de atendimento. O referencial que norteou o atendimento foi de base construcionista, utilizando aspectos da abordagem narrativa. A ênfase da abordagem narrativa focaliza-se na competência da pessoa para ampliar suas possibilidades existenciais, por meio da revisão de suas idéias sobre si mesma, seus problemas, relacionamentos e possibilidades que a vida oferece.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALDRIGH, T. Violência Conjugal: o caminho percorrido do silêncio à revelação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2001 (Dissertação de Mestrado em Psicologia)

BRUNER, J .Realidad mental y mundos posibles, los actos de la imaginación dan sentido a la experiencia. Barcelona : Gedisa, 1994

DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva,1973

FREEDMAN, J. & COMBS, G. Narrative therapy : the social construction of preferred realities. New York: W. Norton, 1996.

GRANDESSO,M. A. Sobre a reconstrução do significado : uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo : Casa do Psicólogo , 2000.

GONCALVES, O. F. Psicologia e narrativa: implicações para uma ciência e prática de autoria. In: R. F. Ferreira & C. N. Abreu (Org.). Psicoterapia e construtivismo : considerações teóricas e práticas. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MORATO,H. T. P (Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa, novos desafios. São Paulo : Casa do Psicólogo, 1999.

PITTMAN, F.K. Turning Points. New York, Norton, 1987.

UNIÃO DE MULHERES DE SÃO PAULO. Violência contra mulheres, comentários sobre políticas públicas. São Paulo, 1999.