Políticas Educacionais e Psicologia: Uma Revisão da Literatura

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Carolina Martins Moraes
Leilanir de Sousa Carvalho
Tatiane dos Santos Costa
Fauston Negreiros
Sandra Elisa de Assis Freire

Resumo

Trata-se de uma revisão de literatura sobre os estudos das políticas educacionais e sua relação com a Psicologia Escolar e Educacional. O estudo é de natureza exploratório-descritiva. Após o refinamento a partir dos critérios de inclusão/ exclusão, restaram 23 artigos categorizados de acordo com os aspectos gerais (ano de publicação e país de origem do estudo) e quanto ao foco dos estudos encontrados. Pode-se constatar que houve um aumento de pesquisas sobre o fenômeno a partir de 2011 e que a maioria dos estudos era originária de países da América Latina, principalmente do Brasil. A maioria dos estudos abordou unicamente políticas educacionais, contudo houve também pesquisas correlacionadas com outras políticas. A investigação quanto à intercessão entre políticas educacionais e Psicologia Escolar e Educacional ainda é incipiente.

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Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação
Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. 

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