Relações Entre Projetos de Vida, Tarefas Domésticas e Desempenho Escolar em Adolescentes

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Fredericko Wichmann
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon
Lia Beatriz de Lucca Freitas
Marco Antônio Pereira Teixeira

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre as áreas de interesse dos projetos de vida e o nível de realização de tarefas domésticas na adolescência. Participaram 113 adolescentes brasileiros, todos alunos de escolas municipais. Utilizaram-se uma ficha de dados biossociodemográficos, o Questionário de Tarefas Domésticas e de Cuidado entre Irmãos (QTDCI) e um depoimento escrito sobre projetos de vida. As análises das comparações de médias indicaram, para a amostra geral, uma diferença significativa para a relação entre tarefas domésticas e projetos de vida relacionados a bens materiais, e nenhuma diferença significativa nas variáveis de desempenho escolar. Contudo, quando estratificada a amostra por sexo, encontraram-se resultados diferentes para cada grupo. Os resultados sugerem que a realização de tarefas domésticas pode ser fator de influência na elaboração dos projetos de vida de adolescentes, e que importantes questões de gênero se fazem presentes nessa relação.

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Seção
Desenvolvimento Humano

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