Um Estudo sobre a Psicodinâmica do Usuário de Ecstasy

Conteúdo do artigo principal

Luís Sérgio Sardinha
Ana Luiza Garcia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo inicial sobre aspectos da psicodinâmica do usuário de Ecstasy, procurando entender qual o significado desta droga na vida do indivíduo inserido num contexto histórico de pós-modernidade. Partiu-se de estudos já realizados sobre usuários de outras drogas e breve histórico sobre o Ecstasy, depois realizou-se entrevistas semi-dirigidas que foram analisadas posteriormente. A dificuldade na coleta de dados demonstra que os usuários dificilmente falam abertamente sobre o assunto quando não estão em tratamento. A partir da análise das entrevistas realizadas pode-se notar que a droga ainda é consumida ocasionalmente. Notou-se também que o homem alienado dos grandes centros urbanos busca outras formas de integração, possibilitando um afastamento da realidade e um refúgio num mundo próprio.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

FREUD, S. [1911] (1974) Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (volume XII). Trad. de José Octavio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro. Imago.

FREUD, S. [1930] (1974) O Mal Estar na Civilização. In: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. (volume XXI). Trad. de José Octavio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro. Imago.

GURFINKEL, D. (1995). A pulsão e seu objeto-droga - estudo psicanalítico sobre a toxicomania. Rio de Janeiro. Vozes.

KALINA, E. et al. (1999). Drogadição hoje: indivíduo, família e sociedade. Porto Alegre. Artes Médicas Sul.

OLIEVENSTEIN, C. et al. (1989) A clínica do toxicômano. Porto Alegre. Editora Artes Médicas.

SAUNDERS, N. (1999) E for Ecstasy. London. Spiritual.