Reabilitação Pediátrica: Suporte Social e Estresse em Casos de Paralisia Cerebral
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Resumo
Em reabilitação pediátrica, a paralisia cerebral constitui uma das condições clínicas mais diagnosticadas. Mas, ainda são necessárias pesquisas para aprimorar a qualidade assistencial no contexto brasileiro. Diante disso, a presente investigação teve como objetivos: a) caracterizar, avaliar e correlacionar suporte social e estresse de familiares cuidadores; e b) comparar duas modalidades de atendimento (individual e grupal) em um programa de reabilitação. No Estudo 1, 22 familiares receberam atendimentos individuais e grupais. No Estudo 2, 29 familiares frequentaram somente atendimentos individuais. Adotaram-se como instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Percepção do Suporte Social, Escala de Stress Parental e Questão sobre Fonte de Suporte Social. Não se constatou diferença entre participantes do Estudo 1 e do Estudo 2. A análise da totalidade amostral revelou baixo nível de estresse. Notou-se limitação das fontes de suporte, havendo predomínio do suporte familiar. Tal como esperado, foi possível identificar correlação negativa entre suporte social e estresse.
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