Reabilitação Pediátrica: Suporte Social e Estresse em Casos de Paralisia Cerebral

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Juliana Magalhães da Silva
Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo
http://orcid.org/0000-0002-5204-8124

Resumo

Em reabilitação pediátrica, a paralisia cerebral constitui uma das condições clínicas mais diagnosticadas. Mas, ainda são necessárias pesquisas para aprimorar a qualidade assistencial no contexto brasileiro. Diante disso, a presente investigação teve como objetivos: a) caracterizar, avaliar e correlacionar suporte social e estresse de familiares cuidadores; e b) comparar duas modalidades de atendimento (individual e grupal) em um programa de reabilitação. No Estudo 1, 22 familiares receberam atendimentos individuais e grupais. No Estudo 2, 29 familiares frequentaram somente atendimentos individuais. Adotaram-se como instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Percepção do Suporte Social, Escala de Stress Parental e Questão sobre Fonte de Suporte Social. Não se constatou diferença entre participantes do Estudo 1 e do Estudo 2. A análise da totalidade amostral revelou baixo nível de estresse. Notou-se limitação das fontes de suporte, havendo predomínio do suporte familiar. Tal como esperado, foi possível identificar correlação negativa entre suporte social e estresse. 

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Detalhes do artigo

Seção
Desenvolvimento Humano
Biografia do Autor

Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araujo, Universidade de Brasília

PROFESSORA TITULAR da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 

Pesquisadora do CNPq

Coordenadora do Laboratório de Saúde e Desenvolvimento Humano

Pós-Doutora pela Unesco Paris, França

Doutora pela Université de Paris X- Nanterre

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília

 

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