Adaptação Brasileira do Inventario de Autoeficacia para el Estúdio

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Patrícia Nunes da Fonsêca
Ricardo Neves Couto
Maria Izabel Fernandes da Silva
Gabriel Lins de Holanda Coelho
Thayro Andrade Carvalho

Resumo

Este estudo tem como objetivo adaptar e validar o Inventario de Autoeficacia para el Estudio (IDAPE). Contou-se com 256 universitários, cuja média de idade foi de 22,96 anos (DP = 5,73), sendo 58,6% do sexo feminino. A maioria destes foi proveniente de instituições particulares (51,2%). Os participantes responderam o IDAPE e questões sociodemográficas. Para análise de dados utilizou-se o SPSS. Por meio de análise fatorial exploratória, verificou-se que o IDAPE ficou composto por oito itens em um único fator, explicando 39% da variância total e apresentando alfa Cronbach de 0,77. Observou-se que a autoeficácia não diferiu em função do sexo, apresentando diferença somente quanto ao tipo de instituição. A quantidade de horas diárias de estudos e a autopercepção como estudante se correlacionaram positivamente e significantemente com a autoeficácia. Conclui-se que é oferecido um instrumento com evidências psicométricas satisfatórias para investigar a autoeficácia e atividades autoreguladoras da aprendizagem no contexto brasileiro.

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Seção
Avaliação Psicológica

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