Ensino de Língua Portuguesa: a leitura na perspectiva cognitivista sobre as narrativas infantis como objeto de ensino
Palavras-chave:
Concepções de leituraResumo
Este artigo, como um recorte da dissertação de mestrado situado na área do ensino de Língua Portuguesa, tem como objetivo discutir a leitura na perspectiva cognitivista com base em Kleiman (2016); Freire (2021), Coelho (2000), Meireles (2016) que versam sobre a leitura como visão de mundo, a Literatura Infantil, sua função e sua natureza formativa. O objeto de pesquisa constitui-se de narrativas infantis contadas ou lidas por um adulto, para uma criança, na escola ou no ambiente familiar, sendo o corpus o reconto dessas narrativas por crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, matriculadas na Educação Infantil em uma rede de ensino municipal do Estado de São Paulo.
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Referências
CASSANI, S.B. As narrativas que as crianças ouvem: “E viveram felizes para sempre...”, Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/39427/1/Simone%20Beltran%20Cassani.pdf - Acesso em: 23 abril 2024.
COELHO, N. N. Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática.1ª ed., São Paulo: Moderna, 2000.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 52ª ed., São Paulo: Cortez, 2021.
KLEIMAN A. Texto & Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 16º ed., Campinas, SP: Editora Pontes, 2016.
MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. 4ª. ed., São Paulo: Global, 2016.
RIBEIRO, J. A história Bela do gato e da panela. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2008.
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