Racismo em jogo

o dialogismo no aplicativo ‘simulador de escravidão’

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo; Jogo; Racismo.

Resumo

O jogo ‘Simulador de escravidão’ foi retirado da Play Store por explicitar a escravidão. Racismo não é entretenimento, então, ele deixa de ser um jogo, para ser um crime gamificado (QUAST, 2020), em que a linguagem de jogos valida o racismo, ficcionalizando a realidade. Nossos objetivos são: observar o dialogismo do Círculo de Bakhtin (1997) e a heterogeneidade enunciativa de Authier-Revuz (1992), na interface do jogo e nos comentários dos usuários; indicar a persuasão, o discurso alheio e a heterogeneidade mostrada e marcada nos enunciados, disponibilizados pela Folha de São Paulo, CNN Brasil e G1. O dialogismo se dá pelo discurso alheio do senhor de escravos; já a heterogeneidade enunciativa mostrada e marcada nos elementos textuais e visuais do período colonial.

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Referências

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Maia , I. (2024). Racismo em jogo: o dialogismo no aplicativo ‘simulador de escravidão’. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(1), 18–32. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16553