Leitura da obra Órfãos do Eldorado e sua adaptação para o cinema
Palavras-chave:
Órfãos do Eldorado, Adaptação, Milton HatoumResumo
Milton Hatoum é reconhecido pela escrita de romances memorialísticos, estruturados de forma fragmentada e não linear, o que pode se tornar um desafio para as adaptações. Entretanto, a novela Órfãos do Eldorado, ainda que possua traços de uma narrativa memorialista, encontra seu caminho para a adaptação no cinema em 2015, realizada pelo diretor Guilherme Coelho. Este artigo propõe a discussão dos aspectos de hipotextualização (texto de partida) e hipertextualização (texto de chegada), utilizando-se das teorias e dos conceitos elaborados por Gérard Genette, Linda Hutcheon e Robert Stam a fim de construir uma análise da adaptação da novela para o cinema.
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Referências
GENETTE, Gérard. Palimpsestos. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
IBOPE. Retratos da leitura no Brasil – 4ª edição. Brasília - DF, 2015.
ÓRFÃOS DO ELDORADO. Direção: Guilherme Coelho. Produção: Guilherme Coelho. Intérpretes: Daniel de Oliveira, Mariana Rios, Dira Paes e outros. Brasil: Downtown filmes, Riofilme, Canal Brasil, Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual e outras, 2015. 1 DVD (96 min)
DOIS IRMÃOS. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Produção: Maristela Velloso. Brasil: Globo, 2017. 10 episódios.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 019-053, jul./dez. 2006.
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