Estudos Lusófonos e aulas de Língua Portuguesa: perspectivas

Autores

  • Renata Ramos Rodrigues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regina H. Pires de Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Estudos Lusófonos; ensino de língua portuguesa; variação linguística.

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da abordagem dos Estudos Lusófonos  na sala de aula, tema que também perpassa os preceitos teóricos da Sociolinguística. A partir da observação do crescente potencial da língua portuguesa e da presença da grande lacuna que separa a língua que se aprende na escola e a língua que se fala no dia a dia, verificou-se a necessidade da realização desta pesquisa, de cunho reflexivo, sobre a prática pedagógica no ensino de língua portuguesa. Estrutura-se este artigo em informações sobre o valor dessa língua atualmente no mundo, em pesquisa bibliográfica acerca do conceito de lusofonia e na aplicação de conceitos de variação linguística no ensino de LP.

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

Ramos Rodrigues, R., & Pires de Brito, R. H. (2020). Estudos Lusófonos e aulas de Língua Portuguesa: perspectivas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(1), 170–185. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13068

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.