Estudos Lusófonos e aulas de Língua Portuguesa: perspectivas
Keywords:
Estudos Lusófonos; ensino de língua portuguesa; variação linguística.Abstract
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da abordagem dos Estudos Lusófonos na sala de aula, tema que também perpassa os preceitos teóricos da Sociolinguística. A partir da observação do crescente potencial da língua portuguesa e da presença da grande lacuna que separa a língua que se aprende na escola e a língua que se fala no dia a dia, verificou-se a necessidade da realização desta pesquisa, de cunho reflexivo, sobre a prática pedagógica no ensino de língua portuguesa. Estrutura-se este artigo em informações sobre o valor dessa língua atualmente no mundo, em pesquisa bibliográfica acerca do conceito de lusofonia e na aplicação de conceitos de variação linguística no ensino de LP.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2019. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm>. Acesso em: 10 out. 2019.
BRITO, R. P. A importância dos estudos lusófonos na Educação Básica. Sistema Mackenzie em Revista, São Paulo, n.09, p.11-13, jan./2017.
_____. Entre vivências e estudos: por uma lusofonia possível. In: Pelos mares da língua portuguesa. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2016, p. 1043-1052. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/319551169_Entre_vivencias_e_estudos_por_uma_lusofonia_possivel>. Acesso em: 15 abr. 2019.
_____. “À mistura estão as pessoas”: Lusofonia, política linguística e internacionalização. In: MARTINS, M. L. (Coord.). Lusofonia e interculturalidade: promessa e travessia. Ribeirão: Edições Húmus, 2015. p. 295-312. Disponível em: <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2219/2136>. Acesso em: 20 mar. 2019.
_____. Sobre Lusofonia. Verbum – Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo, n.05, p. 4-15, 2013.
COMISSÃO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em: <https://www.cplp.org/id-2752.aspx>. Acesso em: 23 ago. 2019.
ETHNOLOGUE, LANGUAGES OF THE WORLD. Disponível em: <https://www.ethnologue.com/>. Acesso em: 23 ago. 2019.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
FIORIN, J. L. Língua Portuguesa, identidade nacional e lusofonia. In: BASTOS, N. (Org.). Língua Portuguesa – cultura e identidade nacional. São Paulo: EDUC – IP-PUC/SP, 2010, p. 15-30.
FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, M. et al. Reinventando Paulo Freire nas escolas do século XXI. São Paulo: [s.n.], 2007. Disponível em: <https://docplayer.com.br/7333547-Reinventando-paulo-freire-na-escola-do-seculo-xxi.html>. Acesso em: 01 maio 2019.
_____. As lições de Freire. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100002>. Acesso em: 12 nov. 2019.
GONZÁLEZ, C. A. Variação linguística em livros de português para o EM. In: ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. (Org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 225-245.
GOULART, R. S.; MELO, K. R. A lei 11.645/08 e sua abordagem nos livros didáticos do ensino fundamental. In: Entretextos. Londrina, v.13, n.02, jul./dez. 2013. p. 33-54. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16035/13888>. Acesso em: 21 out. 2019.
HERNANDEZ, R.; MARTIN, V. L. Língua Portuguesa 1. Ensino Médio. Manual do professor. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2013.
INSTITUTO CAMÕES. Díptico Língua Portuguesa no Mundo. Disponível em: <https://www.instituto-camoes.pt/images/eplp/Diptico_dlp16.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2019.
LOURENÇO, E. A Nau de Ícaro e Imagem e Miragem da Lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARTINS, M. L. Língua portuguesa, globalização e lusofonia. In: BASTOS, N. (Org.). Língua portuguesa e lusofonia. São Paulo: EDUC – IP-PUC, 2014. p.15-33. Disponível também em <http://repositorium.sdum.uminho.pt/hdl.handle.net/1822/29178>. Acesso em: 22 abr. 2019.
MATTOSO CÂMARA JUNIOR, J. Princípios de Linguística Geral: como introdução aos Estudos Superiores da Língua Portuguesa. 7. ed. Rio de Janeiro: Padrão Livraria Editora, 1989.
MATTOS E SILVA, R. V. Diversidade linguística, língua de cultura e ensino de português. In: MATTOS E SILVA, R. V. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
RETO, L. A.; MACHADO, F. L.; ESPERANÇA, J. P. Novo Atlas da Língua Portuguesa. Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2016.
SILVA, A. S. Da língua como solo e como horizonte. (Prefácio) In: RETO, L. A.; MACHADO, F. L.; ESPERANÇA, J. P. Novo Atlas da Língua Portuguesa. Portugal: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2016, p. 8-28.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.