O lúdico como elemento facilitador no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira

Auteurs

  • Elaine Gomes Viacek Oliani Universidade Presbiteriana Mackenzie

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elaine Gomes Viacek Oliani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Letras - Tradução Intérprete  e Licenciatura Plena em Português/Espanhol pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2000). É Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2016). Tem especialização em Ensino de espanhol para brasileiros pela Pontifícia Universidade  Católica - PUC - COGEAE (2006). Atualmente é professora de espanhol  para o ensino fundamental e trabalha como tradutora e revisora de material didático. Tem experiência na área de Letras, língua e literatura, com ênfase na língua espanhola.

Références

BOTO, Carlota. Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia. In: VASCONCELOS, M. L. M. C. (Org). Educação e História da Cultura: Fronteiras. São Paulo: Mackenzie, 2002.

DIAS, Marina. C. M. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicação para a educação pré-escolar. In:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

_________. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

_________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko. M. (Org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko. M. Bruner e a Brincadeira. In: KISHIMOTO, Tizuko. (Org) Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

MACEDO, Lino, PETTY, Ana Lúcia. S. PASSOS, Norimar. C. Aprender com jogos e situações-problema. São Paulo: Scipione, 2001.

SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: 2015.

SARLÉ, Patricia. (Org.) Enseñar en clave de juego: enlazando juegos y contenidos. Buenos Aires: Noveduz, 2010.

Téléchargements

Publiée

2017-01-10

Comment citer

Oliani, E. G. V. (2017). O lúdico como elemento facilitador no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 16(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9876

Numéro

Rubrique

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.