Memes

análise da intertextualidade na comunicação

Auteurs

  • Maria Gabriela Brandi Teixeira UPM

Mots-clés :

meme, intertext, intertextuality

Résumé

O objetivo geral deste artigo é caracterizar o novo fenômeno da linguagem conhecido como meme e como objetivos específicos como sua interpretação, construção de sentido e qual seu impacto na análise da intertextualidade na comunicação. Definindo a sua origem, estabelecendo relação com gêneros textuais, sua intertextualidade e sua aplicabilidade em sala de aula como meio de comunicação. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico sobre o tema para compreender como os principais estudiosos abordam esse tema. O artigo apresenta a introdução do tem abordado, a definição e origem do meme e referencial teórico referencial teórico (Koch, 2019), (Dawkins, 1979), (Porto, 2018) entre outros citados. Sobre gênero textual, intertextualidade, meios de comunicação e o uso do meme em sala de usando os autores Schifman (2014), Marcuschi (2003), Bakhtin, (2003).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CANDIDO, E. C. R; GOMES, N. T. Memes – uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 21, n. 63, p. 1293-1303, set/dez., 2015.

DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo, S: Itatiaia, 1979. Disponível em < chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2014/05/Richard_Dawkins_O_Gene_Egoista.pdf> Acesso em 20/11/2024.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes. O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico. Sér.-Estud., Campo Grande, v. 28, n. 64, p. 289-312, set. 2023. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822023000300289&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 nov. 2024. Epub 05-Jan-2024. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668.

GUERREIRO, A; SOARES, N.M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, julho/dez. 2016.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. Ed. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Ângela Paiva Dionísio, Ana Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (Orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

PORTO, L. M. D. C. Memes: construção de sentidos e efeito de humor. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). 189f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa – São Paulo, 2018.

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts: MIT Press, 2014.

TORRES, T. O fenômeno dos memes. Cienc. Cult., São Paulo, v. 68, n. 3, p. 60- 61, Sept. 2016. Disponível em < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000300018> Acesso em 08/11/2024.

Téléchargements

Publiée

2025-09-01

Comment citer

Brandi Teixeira, M. G. (2025). Memes: análise da intertextualidade na comunicação. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 25(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17809