O texto poético no cultivo da leitura literária

Auteurs

Mots-clés :

Leitura, Literatura, Poesia

Résumé

Resumo: O presente artigo apresenta algumas relevâncias e razões para o cultivo da leitura, especificamente a leitura literária, através do texto poético, abordando a perspectiva de formação humanizadora que a poesia possui, ressaltando o efeito que esta pode causar na formação de alunos-leitores. As observações partem de algumas leituras e falas de estudiosos da área a qual pertence o texto poético. Pontuaremos também como essa leitura pode ser diariamente desenvolvida junto às aulas de Língua portuguesa, visando não apenas um resultado pragmático, mas sim também um processo contínuo de aprendizagem, reflexão e criticidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERNARDES E MATEUS, J. R. Literatura e Ensino do Português. Fundação Francisco Manoel dos Santos, outubro 2013.

BÉRTOLO, C. Uma operação de ler. In: BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis sobre leitura e crítica. 1ª ed. – São Paulo. Livros da Matriz, 2014.

BRITTO, L. P.L. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, Vol. 5, n. 1, p. 24-30, jan./ abr. 2007.

A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas, Mercado das letras: 2008.

Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas – SP. Mercado das Letras: 2012.

Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do gato, 2015.

COELHO, N. N. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2006.

CONSSON, R. Letramento literário: Teoria e prática. 2. Ed.,11ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. LAJOLO, M. (org.) – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2003.

GERALDI, João Wanderlei. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João editores: 2015.

_________, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras / ALB. 1996.

LAJOLO, M. Linguagem e Letramento em foco. Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.

________, M. Literatura: ontem, hoje, amanhã – São Paulo. Editora Unesp, 2018.

MAIA, J. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulina, 2007. Coleção literatura e ensino.

SILVA, V. M.T. Literatura Infantil Brasileira: Um guia professores e promotores de leitura. 2. ed.- ver. Goiânia: Canone Editorial. 2009.

SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades – 2. Ed.; 1. Reimpressão – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SOUZA E CONSSON, R. S. R. Letramento Literário: Uma proposta para sala de aula. UNESP/UNIVESP – Conteúdo e didática de Alfabetização, 2011.

JOUVE, V. A leitura. São Paulo. Editora Unesp, 2002.

Téléchargements

Publiée

2023-09-29

Comment citer

Oliveira, F. (2023). O texto poético no cultivo da leitura literária. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 178–193. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16185