O texto poético no cultivo da leitura literária
Mots-clés :
Leitura, Literatura, PoesiaRésumé
Resumo: O presente artigo apresenta algumas relevâncias e razões para o cultivo da leitura, especificamente a leitura literária, através do texto poético, abordando a perspectiva de formação humanizadora que a poesia possui, ressaltando o efeito que esta pode causar na formação de alunos-leitores. As observações partem de algumas leituras e falas de estudiosos da área a qual pertence o texto poético. Pontuaremos também como essa leitura pode ser diariamente desenvolvida junto às aulas de Língua portuguesa, visando não apenas um resultado pragmático, mas sim também um processo contínuo de aprendizagem, reflexão e criticidade.
Téléchargements
Références
BERNARDES E MATEUS, J. R. Literatura e Ensino do Português. Fundação Francisco Manoel dos Santos, outubro 2013.
BÉRTOLO, C. Uma operação de ler. In: BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis sobre leitura e crítica. 1ª ed. – São Paulo. Livros da Matriz, 2014.
BRITTO, L. P.L. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, Vol. 5, n. 1, p. 24-30, jan./ abr. 2007.
A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas, Mercado das letras: 2008.
Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas – SP. Mercado das Letras: 2012.
Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do gato, 2015.
COELHO, N. N. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2006.
CONSSON, R. Letramento literário: Teoria e prática. 2. Ed.,11ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2021.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. LAJOLO, M. (org.) – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2003.
GERALDI, João Wanderlei. Aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João editores: 2015.
_________, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras / ALB. 1996.
LAJOLO, M. Linguagem e Letramento em foco. Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.
________, M. Literatura: ontem, hoje, amanhã – São Paulo. Editora Unesp, 2018.
MAIA, J. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulina, 2007. Coleção literatura e ensino.
SILVA, V. M.T. Literatura Infantil Brasileira: Um guia professores e promotores de leitura. 2. ed.- ver. Goiânia: Canone Editorial. 2009.
SORRENTI, N. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades – 2. Ed.; 1. Reimpressão – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SOUZA E CONSSON, R. S. R. Letramento Literário: Uma proposta para sala de aula. UNESP/UNIVESP – Conteúdo e didática de Alfabetização, 2011.
JOUVE, V. A leitura. São Paulo. Editora Unesp, 2002.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisca Oliveira 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.