Mediação de leitura
o conto para além do espaço escola
Mots-clés :
Leitura. Texto literário. MediaçãoRésumé
A presente pesquisa-ação, investiga como jovens estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental podem contribuir enquanto mediadores de leitura do texto literário junto à sua família. As etapas da pesquisa delineiam-se da seguinte maneira: mapear, em um processo de construção com os estudantes, que ações podem ser utilizadas pelo mediador a fim de contribuir para instigar o gosto pela leitura e, construir, junto aos estudantes, um processo de mediação de leitura a ser aplicado no ambiente familiar. Como resultado, identificou-se os seguintes pontos positivos: estímulo à leitura, a aproximação dos estudantes com seus familiares e momentos de diversão decorrentes da leitura mediada.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996.
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 20 junho 2021.
BRASIL não possui bibliotecas em número suficiente, diz manifesto da FEBAB. Biblioo, n. 4, ed. 81, Nov. 2019. Disponível em: <https://biblioo.info/brasil-nao-possui-bibliotecas-em-numero-suficiente-diz-manifesto-da-febab/>. Acesso em: 07 nov. 2021.
CANDIDO, A. O direito à literatura. Vários Escritos, v. 5, 1995.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.
CORTÁZAR, J.; GARRIGA, C. A.; CAMARGO, F. Aulas de literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSTA, G. Analfabetismo resistente no Brasil e no mundo do século 21. 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21>. Acesso em: 20 abr 2021.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
_____. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
______. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.
RETRATOS da Leitura no Brasil. Instituto Pró-livro. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 12 abr. 2021.
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E.; KASPARI, T. Formação do leitor: experiência intelectual e afetiva. Revista Desenredo, v. 15, n. 2, 2019.
______. Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores. São Leopoldo: Oikos, 2017.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 1986.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Janaína Vieira da Silva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.