Literatura: encontros entre a leitura literária e as narrativas da vida
Mots-clés :
Literatura, Linguagem estética, PsicanáliseRésumé
Este artigo de revisão narrativa se propõe a apresentar a literatura enquanto arte e linguagem, ampliando a discussão sobre concepções literárias. Os referenciais teóricos apoiam-se na epistemologia psicanalítica que considera o sujeito em sua constituição psíquica, o qual possui vivências únicas. Destaca-se a literatura para além do entretenimento, ressaltando a linguagem estética através de palavras que ultrapassam o uso recorrente do cotidiano. A literatura, enquanto arte, aprimora a capacidade de perceber e desperta reflexões sobre as ações humanas, oportunizando a humanização. A literatura amplia as vivências humanas e torna-se um exercício de liberdade.
Téléchargements
Références
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução: Carmen Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
AZEVEDO, R. Literatura de ficção, escola e utopia. In: FAILLA, Z. (org). Retratos da leitura no Brasil 5. 1ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
BORTOLANZA, A. M. E. O texto sedutor na literatura: apontamentos para uma leitura da literatura infantil brasileira contemporânea. Álabe - Revista de la Red de Universidades Lectoras, n. 4, p. 151-163, dez. 2011. Disponível em: https://issuu.com/alabe/docs/alabe4_para_issuu . Acesso em: 21 set. 2022.
CANDIDO, A. Vários escritos. 4ª ed. reorg. pelo autor. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.
CHRISTO OLIVEIRA, E. Sobre a linguagem poética e escuta na clínica psicanalítica. Revista Intercâmbio, v.XLVII: 98-111, 2021. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/download/48522/34451 Acesso em 21 set. 2022.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.
DEWEY, J. Arte como experiência. Organização Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2010.
GALLIAN, D. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. 1 ed. São Paulo: Martin Claret, 2017.
LAJOLO, M. A literatura no reino da linguagem. In: REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar - Literatura, escrita e educação. Tradução: Rodrigo Petrônio; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
LIMA, A. et al. O direito à literatura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª edição. São Paulo: Intermeios, 2012.
NAVAS, D.; IGNÁCIO, V. Usos suspeitos do texto literário. Revista Contexto, Vitória, n. 27, p. 53-68, 2015/1. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10414 . Acesso em: 21 set. 2022.
NEVES, A. Obrigado. 1ª ed. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.
PENNAC, D. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar - Literatura, escrita e educação. Tradução: Rodrigo Petrônio; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, jun. 2007.
SUTHERLAND, J. Uma breve história da literatura. Tradução Rodrigo Breunig. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.
VAZ, S. Literatura, pão e poesia: histórias de um povo lindo e inteligente. São Paulo: Global, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Claudia Gonçalves da Silva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.