Literatura: encontros entre a leitura literária e as narrativas da vida
Keywords:
Literatura, Linguagem estética, PsicanáliseAbstract
Este artigo de revisão narrativa se propõe a apresentar a literatura enquanto arte e linguagem, ampliando a discussão sobre concepções literárias. Os referenciais teóricos apoiam-se na epistemologia psicanalítica que considera o sujeito em sua constituição psíquica, o qual possui vivências únicas. Destaca-se a literatura para além do entretenimento, ressaltando a linguagem estética através de palavras que ultrapassam o uso recorrente do cotidiano. A literatura, enquanto arte, aprimora a capacidade de perceber e desperta reflexões sobre as ações humanas, oportunizando a humanização. A literatura amplia as vivências humanas e torna-se um exercício de liberdade.
Downloads
References
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução: Carmen Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
AZEVEDO, R. Literatura de ficção, escola e utopia. In: FAILLA, Z. (org). Retratos da leitura no Brasil 5. 1ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
BORTOLANZA, A. M. E. O texto sedutor na literatura: apontamentos para uma leitura da literatura infantil brasileira contemporânea. Álabe - Revista de la Red de Universidades Lectoras, n. 4, p. 151-163, dez. 2011. Disponível em: https://issuu.com/alabe/docs/alabe4_para_issuu . Acesso em: 21 set. 2022.
CANDIDO, A. Vários escritos. 4ª ed. reorg. pelo autor. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.
CHRISTO OLIVEIRA, E. Sobre a linguagem poética e escuta na clínica psicanalítica. Revista Intercâmbio, v.XLVII: 98-111, 2021. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/download/48522/34451 Acesso em 21 set. 2022.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.
DEWEY, J. Arte como experiência. Organização Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2010.
GALLIAN, D. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. 1 ed. São Paulo: Martin Claret, 2017.
LAJOLO, M. A literatura no reino da linguagem. In: REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar - Literatura, escrita e educação. Tradução: Rodrigo Petrônio; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
LIMA, A. et al. O direito à literatura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª edição. São Paulo: Intermeios, 2012.
NAVAS, D.; IGNÁCIO, V. Usos suspeitos do texto literário. Revista Contexto, Vitória, n. 27, p. 53-68, 2015/1. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10414 . Acesso em: 21 set. 2022.
NEVES, A. Obrigado. 1ª ed. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.
PENNAC, D. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar - Literatura, escrita e educação. Tradução: Rodrigo Petrônio; São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, jun. 2007.
SUTHERLAND, J. Uma breve história da literatura. Tradução Rodrigo Breunig. 1. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.
VAZ, S. Literatura, pão e poesia: histórias de um povo lindo e inteligente. São Paulo: Global, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Claudia Gonçalves da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.