Esses mares são naveg´áveis? A literatura como participante e não apenas coadjuvante no ensino de História

Auteurs

  • Marcelo Adriano Bugni Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Literatura, história, ensino.

Résumé

O presente artigo procura discutir a utilização de textos literários para o apoio e ensino da disciplina de História desejando ultrapassar a questão ou utilização da literatura apenas como fornecedora de exemplos. Compreendemos como uma limitação imposta ao texto literário esse uso limitado e propomos a exploração da literatura como possibilidades para o enriquecimento do ensino de História como também o estímulo  dos alunos à leitura de textos literários além da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, acesso em 20/05/2019.
___________. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, MEC, 2006.
SANCHES NETO, Miguel. O lugar da literatura: ensaios sobre inclusão literária. Londrina, Eduel, 2013.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; história, ensino médio, 3ª série, volume 1. São Paulo, SE, 2014.
SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. São Paulo, Ática, 2007.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro, DIFEL, 2019.
VERNE, Júlio. A Ilha Misteriosa. Rio de Janeiro, Zahar, 2017.
___________. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. Belo Horizonte, Autêntica, 2017.

Téléchargements

Publiée

2021-05-24

Comment citer

Bugni, M. A. (2021). Esses mares são naveg´áveis? A literatura como participante e não apenas coadjuvante no ensino de História. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 21(1), 153–169. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13948