Esses mares são naveg´áveis? A literatura como participante e não apenas coadjuvante no ensino de História
Keywords:
Literatura, história, ensino.Abstract
O presente artigo procura discutir a utilização de textos literários para o apoio e ensino da disciplina de História desejando ultrapassar a questão ou utilização da literatura apenas como fornecedora de exemplos. Compreendemos como uma limitação imposta ao texto literário esse uso limitado e propomos a exploração da literatura como possibilidades para o enriquecimento do ensino de História como também o estímulo dos alunos à leitura de textos literários além da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.
Downloads
References
___________. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, MEC, 2006.
SANCHES NETO, Miguel. O lugar da literatura: ensaios sobre inclusão literária. Londrina, Eduel, 2013.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; história, ensino médio, 3ª série, volume 1. São Paulo, SE, 2014.
SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. São Paulo, Ática, 2007.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro, DIFEL, 2019.
VERNE, Júlio. A Ilha Misteriosa. Rio de Janeiro, Zahar, 2017.
___________. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. Belo Horizonte, Autêntica, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.