Angola se faz presente na escola: um breve estudo do romance Mayombe, de Pepetela

Auteurs

  • Débora Cristina Longo Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Literatura Angolana. Mayombe. Pepetela

Résumé

Este artigo procura trazer algumas considerações acerca da Lei 10.639, que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar do ensino fundamental e médio, no sentido de reconhecer e valorizar a cultura e identidade de descendentes dos povos africanos, além de procurar combater uma postura discriminatória e racista que particularmente ainda atinge os negros no Brasil. Desse modo, procuramos dirigir o nosso olhar para o romance Mayombe, do escritor angolano Pepetela, a fim de oferecer uma visão mais completa e, ao mesmo tempo, mais profunda dos temas e motivos literários representados nessa obra, tanto significativa para os contextos curriculares escolares quanto relevante para a formação de professores e alunos.

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Références

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Publiée

2020-07-07

Comment citer

Andrade, D. C. L. (2020). Angola se faz presente na escola: um breve estudo do romance Mayombe, de Pepetela . Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(1), 139–154. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13081