O "Partido" do Movimento "Escola sem Partido"

uma análise da PL 246/2019

Autores/as

Palabras clave:

Análise do Discurso, Docência, Ideologia

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a Proposta de Lei 246/2019 de autoria da
deputada Bia Kicis que visava a implementação do movimento intitulado “Escola Sem Partido”
nas escolas brasileiras. Tal análise está focada em problemas internos e externos do texto
original da PL. Nossa pesquisa foi baseada nas obras de Althusser (1970) e Bakhtin (1929)
com alguns comentários baseados em Paulo Freire (1974). Encontramos contradições internas
do texto e problemas referentes às definições de “ideologia”, “doutrinação” e do próprio papel
do professor na sala de aula.

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Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. São Paulo: Editora Contexto,

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2023.

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Marano, G. (2024). O "Partido" do Movimento "Escola sem Partido": uma análise da PL 246/2019. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17038