“A presença”, de Lygia Fagundes Telles, e Muito além do inverno, de Isabel Allende: o ensino de Literatura em sala de aula e a BNCC
Palabras clave:
Literatura comparada nas escolas. BNCC. Prática docente.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar como as Literaturas brasileira e hispano-americana podem ser vistas em uma prática comparada como disciplina nas escolas brasileiras para estudantes do nível básico. Os objetos de estudo analisados serão o conto “A presença” (2009), de Lygia Fagundes Telles, e o romance Muito além do inverno (2017), de Isabel Allende, para que se possa fazer a comparação entre as obras e, consequentemente, entre os temas afins de que tratam a BNCC: processo de envelhecimento e respeito ao idoso. Sendo assim, propomos que a Literatura comparada seja uma proposta de reflexão aos estudantes.
Descargas
Citas
ALAZRAKI, J. ¿Qués es lo neofantásticos?. In: ROAS, David (org.). Teorias de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001 p. 265- 280.
ALLENDE, I. Muito além do inverno. Tradução Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 abr. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DE BRITO, M. G. C. Literatura de autoria feminina na América Latina. Monografia (Faculdade de Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 33 folhas. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/14541/1/MGCBrito.pdf. Acesso em 06 maio 2023.
CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. São Paulo: Editora Ática, 2006. 4 ed. Série Princípios. 85 p.
COUTINHO, E. F. A literatura comparada e o contexto latino-americano. Raído, Dourados, MS, v. 2, n. 3, p. 21-31, jan./jun. 2008. p. 21-31.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015. 52 ed.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2016. 54 ed.
GUARDIA, S. B. Literatura e escrita feminina na América Latina. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, p. 15–44, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18nesp1p15. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18nesp1p1. Acesso em 06 maio 2023.
ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2013.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético, volume 1. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996a, 1 v.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético, volume 2. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999a, 1 v.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2004.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 2007.
MILREU, I. A inclusão da literatura de autoria feminina latino-americana: um desafio. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, n. 1, 2019. p. 85-97.
PIECHONTCOSKI, U. O. A.; DE FIGUEIREDO, F. A. A. Reflexões sobre o feminismo chileno na escrita autoficcional de Isabel Allende, Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 138–157, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28987. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28987. Acesso em: 06 maio 2023.
RÉGIS, S. A densidade do aparente. In: Caderno de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: 2002, p. 84-97.
ROAS, D. Ameaças do Fantástico. São Paulo: Unesp, 2014.
SANTIAGO, S. A bolha e a folha: estrutura e inventário. In: Caderno de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2002, p. 98-111.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SOUZA, G. P. C. B. de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada!. São Paulo: DCL, 2006.
TELLES, L. F. “A presença”. In: TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos Ratos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 75-79.
ZILBERMAN, R. Teoria da Literatura. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Laís Gerotto de Freitas Valentim, Lorraine Martins dos Anjos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.