“A presença”, de Lygia Fagundes Telles, e Muito além do inverno, de Isabel Allende: o ensino de Literatura em sala de aula e a BNCC

Authors

Keywords:

Literatura comparada nas escolas. BNCC. Prática docente.

Abstract

This paper aims to analyze how the brazilian literature and hispanoamerican literature should be studied in an analysis compared as a subject in the brazilian schools for the students. The objects of study will be analyzed are the short story “The Presence” (2009), by Lygia Fagundes Telles, and the novel In the midst of winter (2017), by Isabel Allende, so that a comparison will be made between the opuses and, consequently, the related themes dealt with by the BNCC: ageism and respect for the elderly. Therefore, we propose that comparative literature be a reflection proposal for students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laís Gerotto de Freitas Valentim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), Bacharela em Letras (habilitação tradutor/intérprete) pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Campus Brigadeiro (2013). 

Lorraine Martins dos Anjos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Letras pela Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Ciências Humanas pela UNISA-Universidade de Santo Amaro. Especialista em Literatura e Estudos Linguísticos pela UNINOVE- Universidade Nove de Julho. Graduada em Letras Português e Inglês pela UNISA- Universidade de Santo Amaro, Pedagogia pela UNINOVE- Universidade Nove de Julho e História pela UNIMES- Universidade de Santos. Com MBA em Gestão Escolar pela FMU- Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui experiência com a educação básica e ensino superior presencial e na modalidade EAD. 

References

ALAZRAKI, J. ¿Qués es lo neofantásticos?. In: ROAS, David (org.). Teorias de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001 p. 265- 280.

ALLENDE, I. Muito além do inverno. Tradução Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 10 abr. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DE BRITO, M. G. C. Literatura de autoria feminina na América Latina. Monografia (Faculdade de Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. 33 folhas. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/14541/1/MGCBrito.pdf. Acesso em 06 maio 2023.

CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. São Paulo: Editora Ática, 2006. 4 ed. Série Princípios. 85 p.

COUTINHO, E. F. A literatura comparada e o contexto latino-americano. Raído, Dourados, MS, v. 2, n. 3, p. 21-31, jan./jun. 2008. p. 21-31.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015. 52 ed.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2016. 54 ed.

GUARDIA, S. B. Literatura e escrita feminina na América Latina. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, p. 15–44, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18nesp1p15. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18nesp1p1. Acesso em 06 maio 2023.

ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2013.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético, volume 1. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996a, 1 v.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético, volume 2. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999a, 1 v.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2004.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Ática, 1985.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 2007.

MILREU, I. A inclusão da literatura de autoria feminina latino-americana: um desafio. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, n. 1, 2019. p. 85-97.

PIECHONTCOSKI, U. O. A.; DE FIGUEIREDO, F. A. A. Reflexões sobre o feminismo chileno na escrita autoficcional de Isabel Allende, Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 138–157, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28987. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28987. Acesso em: 06 maio 2023.

RÉGIS, S. A densidade do aparente. In: Caderno de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: 2002, p. 84-97.

ROAS, D. Ameaças do Fantástico. São Paulo: Unesp, 2014.

SANTIAGO, S. A bolha e a folha: estrutura e inventário. In: Caderno de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2002, p. 98-111.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOUZA, G. P. C. B. de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada!. São Paulo: DCL, 2006.

TELLES, L. F. “A presença”. In: TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos Ratos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 75-79.

ZILBERMAN, R. Teoria da Literatura. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

Published

2023-09-29

How to Cite

Gerotto de Freitas Valentim, L., & Martins dos Anjos, L. (2023). “A presença”, de Lygia Fagundes Telles, e Muito além do inverno, de Isabel Allende: o ensino de Literatura em sala de aula e a BNCC . Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 227–244. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16143