Os jovens e a cidade

literatura e multiculturalismo

Autores/as

  • Enrico de Castro Carvalho Silva Universidade de Taubaté
  • Lion Santiago Tosta Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Literatura, Multiculturalismo, Educação

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática para o trabalho com o Multiculturalismo, Tema Contemporâneo Transversal (TCT) previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da leitura do livro São Paulo: A minha cidade, de Andrés Sandoval (2021). Objetiva-se articular uma sequência didática voltada para leitura e produção escrita que dialogue com a realidade dos jovens da região periférica de São. Para tanto, mobiliza-se a análise qualitativo-interpretativa de produção literária e documento normativo-curricular articulada com o conceito do Flâneur (BENJAMIN, 2021) e a contraposição entre educação bancária e educação libertadora por Freire (2020, 2021).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

BENJAMIN, W. Passagens. Organização Willi Bolle e Olgária Chain Féres Matos. Tradução Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

SANDOVAL, A. São Paulo, a minha cidade. São Paulo: Amelì, 2021.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

VASCONCELOS, M. L. M. C.; BRITO, H. P. B. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis: Vozes, 2006.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

de Castro Carvalho Silva, E., & Santiago Tosta, L. (2023). Os jovens e a cidade: literatura e multiculturalismo. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 114–125. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15863