Os jovens e a cidade
literatura e multiculturalismo
Keywords:
Literatura, Multiculturalismo, EducaçãoAbstract
Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática para o trabalho com o Multiculturalismo, Tema Contemporâneo Transversal (TCT) previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da leitura do livro São Paulo: A minha cidade, de Andrés Sandoval (2021). Objetiva-se articular uma sequência didática voltada para leitura e produção escrita que dialogue com a realidade dos jovens da região periférica de São. Para tanto, mobiliza-se a análise qualitativo-interpretativa de produção literária e documento normativo-curricular articulada com o conceito do Flâneur (BENJAMIN, 2021) e a contraposição entre educação bancária e educação libertadora por Freire (2020, 2021).
Downloads
References
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
BENJAMIN, W. Passagens. Organização Willi Bolle e Olgária Chain Féres Matos. Tradução Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
SANDOVAL, A. São Paulo, a minha cidade. São Paulo: Amelì, 2021.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
VASCONCELOS, M. L. M. C.; BRITO, H. P. B. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis: Vozes, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Enrico de Castro Carvalho Silva, Lion Santiago Tosta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.