Em defesa da fantasia
um debate sobre a utilização do gênero na Educação Básica
Palabras clave:
Fantasia, Ensino Básico, TransdisciplinaridadeResumen
O presente artigo propõe, em um primeiro momento, uma defesa sobre o uso e aplicação do gênero literário da Fantasia na Educação Básica por meio de sequências didáticas, projetos transdisciplinares e outras possibilidades. A Fantasia é um gênero amplamente presente no cotidiano dos jovens estudantes, não estando limitado apenas à literatura, mas também frequente no cinema, na televisão e outras linguagens; nesse sentido, no intuito de aproximar e engajar os discentes nos conteúdos programados, vê-se a Fantasia como um caminho viável. A segunda parte deste estudo é composta por uma série de sugestões didáticas baseadas em dois romances de Fantasia, O Hobbit (2019), de J.R.R. Tolkien; e Ouro, Fogo & Megabytes (2012), de Felipe Castilho.
Descargas
Citas
ALTER, R. Imagined cities: urban experience and the language of the novel. Londres: Yale University Press, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_ temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: abr. 2023.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2013.
CASTILHO, F. Ouro, fogo & megabytes. São Paulo: Gutenberg, 2012.
CORSO, M. Monstruário: inventário de entidades e de mitos brasileiros. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2002.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DAMETTO, M. M. Literatura de fantasia ganha fôlego no Brasil. Estadão, São Paulo, 19 mai. 2018. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura, literatura-de-fantasia-ganha-folego-no-brasil,70002314813. Acesso em: 16 mai. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
MENDLESOHN, F. Rhetorics of Fantasy. Connecticut: Wesleyan University Press: 2008. SAID, E. W. Humanismo e crítica democrática. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
TOLKIEN, J. R. R. Árvore e folha. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.
TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 André Karasczuk Taniguchi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.