Em defesa da fantasia

um debate sobre a utilização do gênero na Educação Básica

Autores/as

Palabras clave:

Fantasia, Ensino Básico, Transdisciplinaridade

Resumen

O presente artigo propõe, em um primeiro momento, uma defesa sobre o uso e aplicação do gênero literário da Fantasia na Educação Básica por meio de sequências didáticas, projetos transdisciplinares e outras possibilidades. A Fantasia é um gênero amplamente presente no cotidiano dos jovens estudantes, não estando limitado apenas à literatura, mas também frequente no cinema, na televisão e outras linguagens; nesse sentido, no intuito de aproximar e engajar os discentes nos conteúdos programados, vê-se a Fantasia como um caminho viável. A segunda parte deste estudo é composta por uma série de sugestões didáticas baseadas em dois romances de Fantasia, O Hobbit (2019), de J.R.R. Tolkien; e Ouro, Fogo & Megabytes (2012), de Felipe Castilho.

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Biografía del autor/a

André Karasczuk Taniguchi, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Aluno de Mestrado em Letras pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado e licenciado em Letras Português/Inglês, também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Taniguchi, A. K. (2023). Em defesa da fantasia: um debate sobre a utilização do gênero na Educação Básica. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 19–32. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15601