A sociedade pós-moderna em Deuses Americanos, de Neil Gaiman
Palavras-chave:
Pós-modernidade, Sociedade, LiteraturaResumo
Deuses americanos, de Neil Gaiman (2016), é frequentemente relacionado às ideias da pós-modernidade devido a seus temas e discussões. Este artigo propõe, baseado em teorias acerca da sociedade pós-moderna, uma análise dos elementos presentes no romance de Gaiman. Destrinchando os principais aspectos de Deuses americanos, será estabelecida uma relação com os conceitos de Stuart Hall (2015) sobre a pós-modernidade. Nesse romance de fantasia, deuses mitológicos, provenientes de diversos panteões, e deuses modernos, corporificações das tendências contemporâneas, estão em uma guerra pela sobrevivência, uma evidente metáfora para a dicotomia entre tradição e modernidade na sociedade. Em conjunto com as reflexões de Alan Watts (1951) acerca das crenças humanas, os conceitos da pós-modernidade contidos no romance serão debatidos a fim de estabelecer as semelhanças e os contrastes entre ambas as perspectivas.
Downloads
Referências
COUTINHO, E. F. Revisitando o pós-moderno. In: GUINSBURG, J. et al. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 159-172.
GAIMAN, N. American gods. New York: HarperCollins, 2016.
GAIMAN, N. Deuses americanos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HUTCHEON, L. A poetics of postmodernism: history, theory, fiction. New York: Routledge, 2002.
NICOL, B. The Cambridge introduction to postmodernist fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WATTS, A. W. The wisdom of insecurity. New York: Random House, 1951.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.