A sociedade pós-moderna em Deuses Americanos, de Neil Gaiman

Palavras-chave: Pós-modernidade, Sociedade, Literatura

Resumo

Deuses americanos, de Neil Gaiman (2016), é frequentemente relacionado às ideias da pós-modernidade devido a seus temas e discussões. Este artigo propõe, baseado em teorias acerca da sociedade pós-moderna, uma análise dos elementos presentes no romance de Gaiman. Destrinchando os principais aspectos de Deuses americanos, será estabelecida uma relação com os conceitos de Stuart Hall (2015) sobre a pós-modernidade. Nesse romance de fantasia, deuses mitológicos, provenientes de diversos panteões, e deuses modernos, corporificações das tendências contemporâneas, estão em uma guerra pela sobrevivência, uma evidente metáfora para a dicotomia entre tradição e modernidade na sociedade. Em conjunto com as reflexões de Alan Watts (1951) acerca das crenças humanas, os conceitos da pós-modernidade contidos no romance serão debatidos a fim de estabelecer as semelhanças e os contrastes entre ambas as perspectivas.

Biografia do Autor

André Karasczuk Taniguchi, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019), bolsista pelo programa PROEX-CAPES. Editor Assistente da revista Cadernos de Pós-Graduação em Letras (CPGL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui bacharel e licenciatura em Letras Português/Inglês, também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

COUTINHO, E. F. Revisitando o pós-moderno. In: GUINSBURG, J. et al. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 159-172.

GAIMAN, N. American gods. New York: HarperCollins, 2016.

GAIMAN, N. Deuses americanos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HUTCHEON, L. A poetics of postmodernism: history, theory, fiction. New York: Routledge, 2002.

NICOL, B. The Cambridge introduction to postmodernist fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WATTS, A. W. The wisdom of insecurity. New York: Random House, 1951.

Publicado
2019-12-19
Como Citar
Taniguchi, A. K. (2019). A sociedade pós-moderna em Deuses Americanos, de Neil Gaiman. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(3), 61-75. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12699

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##