Chimamanda Ngozi Adichie e “The danger of a single story”
um estudo sobre o perigo dos estereótipos
Palabras clave:
Adichie, África, EstereótipoResumen
Os estudos culturais nos dão a possibilidade de observar e analisar os acontecimentos que estão à nossa volta de uma maneira mais humana. Isso posto, pretendemos investigar neste artigo, sob a ótica de autores como Stuart Hall, Nestor Canclini e Homi Bhabha, a nossa tendência de criar estereótipos sobre lugares, povos, culturas, entre outros, a partir de uma única história que nos é contada. Além disso, abordaremos a influência da globalização nisso, uma vez que, por meio dela, ocorre uma movimentação no mundo, ou seja, as pessoas saem de seus países de origem por razões diversas. Analisaremos esses fatos a partir da palestra “The danger of a single story” (“O perigo da história única”) proferida pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Descargas
Citas
ADICHIE, C. N. The danger of a single story. 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 18 abr. 2019.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CANCLINI, N. G. A globalização: objeto cultural não-identificado. In: CANCLINI, N. G. A globalização imaginada. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 2007. p. 41-59.
GAY, P. du; HALL, S. Questions of cultural identity. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage, 2003.
BLAME it on Lisa. Oregon: Fox Entertainment, 2002. 1 vídeo (22 min.). Publicado pelo canal João Batista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_Ai9FCCdJQc&t=4s. Acesso em: 15 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cadernos de Pós-Graduação em Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.