Marcas discursivas em vídeos de deep fakes
“Vendendo Cloroquina” e a relação do ator humano e ator maquínico na enunciação audiovisual
Keywords:
inteligência artificial, deep fakes, marcas discursivas, contrato de veridicção, semiótica francesaAbstract
Este artigo examina as marcas discursivas no vídeo deep fake "Vendendo Cloroquina", de Bruno Sartori, explorando o desdobramento e articulação dos atores humano e maquínico na enunciação audiovisual. O vídeo, uma crítica satírica à resposta de Jair Bolsonaro à pandemia da COVID-19, emprega tecnologia deep fake para transformar o rosto do ex-presidente em um personagem de um programa de TV que vende suplementos alimentares. Este artigo explora como a análise das marcas discursivas e o contrato de veridicção contribui para uma melhor compreensão desse fenômeno e suas implicações no âmbito do discurso audiovisual, enfatizando a natureza das competências necessárias para enunciadores e enunciatários.
Downloads
References
BARROS, D.L.P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.
FIORIN, J. L. Introdução à Linguística I: objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
GREIMAS, A. J. Semiótica plástica e semiótica figurativa. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004, p. 75-96.
GREIMAS, A. J. COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Vários tradutores. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
OLIVEIRA, Bruno Jareta de. Comunicação e sentido no audiovisual interativo para os meios digitais: estratégias enunciativas na construção de espaços, tempos e atores do discurso. 2020. 239 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Henrique da Silva Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.