Políticas Educacionais, Cooperação e Lusofonia
a presença brasileira em Timor-Leste
Keywords:
Timor-Leste; Lusofonia; Ensino de línguas; Políticas públicas educacionais; Relações internacionais.Abstract
Neste trabalho analisamos ações educacionais desenvolvidas por brasileiros em Timor-Leste em contexto oficial de cooperação internacional ou não-oficial, através da atuação junto a instituições de outros países ou timorenses. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e o relato de experiência. O período analisado é entre 2005 e 2015, que engloba a maior atividade de cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. De forma geral, o Brasil teve uma atuação relevante na área educacional em Timor-Leste, sobretudo na área de treinamento de professores de educação básica, produção de materiais didáticos e apoio ao desenvolvimento da legislação educacional. Por outro lado, ainda permanecem grandes desafios, como um ensino mais significativo em um contexto multilíngue e de disputas entre diferentes atores sociais.
Downloads
References
AMARANTE, Maria Inês. O telecurso brasileiro em Timor-Leste: comunicação sociocultural e educativa na educação à distância. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, Ano II, p. 72-98, 2008.
BASSAREWAN, Aicha Binte Umar; SILVESTRE, Simone Michelle. O ensino e a aprendizagem da leitura nos primeiros anos da escolaridade em Timor-Leste. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.2, p. 491-504, maio/ago. 2010.
BORMANN, Aliete; SILVEIRA, Marília. Primeira missão de especialistas brasileiros em educação em Timor-Leste: Desafios e impasses. In: SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2007. pp. 234-254.
BRASIL. Decreto nº. 5.104 de 11 de junho de 2004. 2014a.
______. Decreto nº. 5.274 de 18 de novembro de 2004. 2014b.
BUENO, Alexandre Marcelo; BRITO, Regina Helena Pires de. Português como língua estrangeira: difusão do português em contexto timorense. Studia Iberystyczne, Kracóvia, v. 13, p. 285-296, 2014.
DEIRO, Bruno. Sem pagamento, professores do Brasil deixam Timor-Leste. O Estado de São Paulo. 20.set.2012. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sem-pagamento-professores-do-brasil-deixam-timor-leste,933222>. Acesso em 22.mai.2018.
EMBAIXADA CUBANA EM TIMOR-LESTE. Concluida la campaña de Alfabetización en Timor con la aplicación del método cubano “Yo si puedo”. 22.dez.2012. Disponível em <http://www.minrex.gob.cu/es/concluida-la-campana-de-alfabetizacion-en-timor-con-la-aplicacion-del-metodo-cubano-yo-si-puedo>. Acesso em 22.mai.2018.
FREITAS, João Câncio. Prefácio. In: RAMOS, Ana Margarida; TELES, Filipe. Memória das Políticas Educativas em Timor-Leste: A consolidação de um sistema (2007-2012). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012. pp. 7-12.
FUENTE, Álvaro. Sim, eu posso acabar com o analfabetismo. El País Brasil. 19.jan.2017. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/11/economia/1484157646_626884.html>. Acesso em 22.mai.2018.
GOMES, Nilma Lino; VIEIRA, Sofia Lerche. Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso-Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Lusófona de Educação, v. 24, n. 24, dec. 2013.
GUEDES, Maria Denise et al. Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. Florianópolis: UFSC, 2015.
HULL, Geoffrey. Timor-Leste: Identidade, Língua e Política Educacional. Díli: Instituto Camões, 2000.
LAMIM-GUEDES, Valdir; GONTIJO ROSA, Carlos. A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Timor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense. Global Education Magazine, v. 1, p. 73-78, 2012.
______. Arquivo e museu da resistência timorense: memória coletiva e a construção da identidade nacional em Timor-Leste. Museologia e Patrimônio, v. 7, p. 139-153, 2014.
NAKAGOME, Patrícia Trindade. A autoria antes da recepção: uma experiência de ensino de literatura em Timor-Leste. Linha d’Água, v. 26, n. 1, p. 83-100, 2013.
______. Compromisso e Croissants. Revista Crioula (USP), v. 14, 2014.
PORTAL DA INDÚSTRIA. SENAI transfere unidade de formação profissional para o governo do Timor-Leste. Disponível em <http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2014/08/senai-transfere-unidade-de-formacao-profissional-para-o-governo-do-timor-leste/>. Acesso em 22.mai.2018.
RAMOS, Ana Margarida; TELES, Filipe. Memória das Políticas Educativas em Timor-Leste: A consolidação de um sistema (2007-2012). Aveiro (Portugal): Editora da Universidade de Aveiro, 2012.
SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011a.
______. A implantação da pós-graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e – UNTL – Timor-Leste. ______. Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011b. pp. 174-207.
SCHERL, Ilana. Desafios e lições aprendidas na implementação de um programa de educação de adultos em Timor-Leste. In: SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. pp. 255-272.
SILVA, Antero Bendito. Educação e desafios em Timor-Leste pós-colonial. In: GUEDES, Maria Denise et al. Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. Florianópolis: Núcleo de Publicações/UFSC, 2015. pp. 121-136.
SILVA, Diego Barbosa da. As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste. Carta Internacional, Vol. 7, n. 2, p. 127-148, jul.-dez. 2012.
SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SPAGNOLO, Fernando. Conflito Armado em Timor-Leste: O impacto da crise na cooperação brasileira da Capes (maio-agosto 2006). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011b. pp. 83-126.
______. O Programa da CAPES/MEC: Qualificação de docente e ensino da língua portuguesa. A fase pioneira (2005-2006). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011a. pp. 11-82.
______. Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste. Novo formato da segunda edição do programa (janeiro 2007 – junho 2008). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos. (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011c. pp. 127-173.
TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. 2002.
______. Statistica de Timor-Leste. 2015. Disponível em <http://www.statistics.gov.tl/pt/category/publications/census-publications/2015-census-publications/>. Acesso em 22.mai.2018.
______. Census of population and housing 2004. Dili: National Statistics Directorate, 2006.
TVI24. Mulher de Xanana Gusmão e o ensino do português: “Timor-Leste deixou de ser colónia”. Disponível em <http://www.tvi24.iol.pt/internacional/kirsty-sword-gusmao/mulher-de-xanana-gusmao-critica-ensino-das-linguas-timor-leste-deixou-de-ser-colonia>. Acesso em 22.mai.2018.
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. 1996.
UNTL; UPM. Edital: Programa para a Seleção de Docentes Temporários para Atuação em Cursos de Graduação na UNTL – Timor-Leste. 2011.
URBAN, Samuel Penteado. Paulo Freire e a educação popular em Timor-Leste: uma história de libertação. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 1, jan./abr. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.