“Menos é mais”

narrativas e metáforas de um grupo de discussão de professores de inglês como língua estrangeira

Autores

  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza( CEETEPS), unidade de pós graduação e pesquisa. http://orcid.org/0000-0001-8468-2851

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Discurso, Formação docente

Resumo

Este artigo aborda a questão das narrativas e metáforas na formação de professores. Narrativas produzidas por um grupo de estudo colaborativo de quatro professores de inglês de uma universidade pública de São Paulo-Brasil são analisadas. Os professores do grupo de estudo se reuniram duas vezes por mês, durante oito meses, para discutir e compartilhar suas experiências profissionais vividas. O referencial teórico é aquele que considera o discurso como locus privilegiado de metáforas, como Cameron e Deignan (2006), Steen et al. (2010), Musolff e Zeiken (2009), entre outros. O fechamento do artigo leva em consideração o papel da metáfora na promoção da construção de conhecimento aplicável aos envolvidos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza( CEETEPS), unidade de pós graduação e pesquisa.

Professor univeristário de inglês. Doutor em Educação, Arte e História da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor/ orientador no programa de mestrado em Educação profissional do CEETEPS, linha d epesquisa Formação do Formador.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Ramirez, R. A. (2019). “Menos é mais”: narrativas e metáforas de um grupo de discussão de professores de inglês como língua estrangeira. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(3), 131–143. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12775