“O Brasil feliz de novo”: análise discursiva da campanha eleitoral petista nas eleições de 2018
Abstract
Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo propõe-se a trazer uma reflexão sobre a campanha eleitoral petista durante a disputa do cargo de presidente da República nas eleições de 2018. Utilizando principalmente os conceitos de formação ideológica, de Louis Althusser, de formação discursiva, de Michel Foucault, e de argumentação no discurso e ethos discursivo, apresentados na obra de Ruth Amossy, busca-se abordar a adaptação do discurso e das estratégias argumentativas do partido nos dois diferentes momentos das eleições: primeiro e segundo turnos.
Downloads
References
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Biblioteca Universal Presença, 1969.
AMOSSY, Ruth. Argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
CALEGARI, Luiza; CALEIRO, João Pedro. Lula e Bolsonaro crescem em intenção de votos, diz pesquisa CNT/MDA. G1, 20 ago. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/lula-lidera-intencao-de-votos-em-pesquisa-cnt-mda/>. Acesso em: 10 nov. 2018.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios de análise. Campinas: Pontes, 2015.
VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.