PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS DE CERVEJA E O PRIMADO DO INTERDISCURSO: A INTERDISCURSIVIDADE COMO PILAR ENUNCIATIVO
Abstract
Todo texto é local de manifestação de discurso – um conjunto de conceitos imaginários concretizados pelo próprio emissor referentes aos interlocutores de uma situação enunciativa. Discurso é o suporte de materialização de ideologia. Todo discurso, sendo atravessado pela interdiscursividade, advém de um interdiscurso (Maingueneau, 2015). A relação polêmica entre discursos constitui a interdiscursividade, ou seja, a relação de discurso com discurso. O objetivo do presente artigo é a análise de três (03) propagandas publicitárias, veiculadas em épocas diferentes (décadas de 1930, 1970 e 2110) e tendo como tema central a venda de bebida alcoólica (cerveja), visando a identificar nesses textos alguns conceitos primordiais, formadores da ferramenta de análise denominada Análise do Discurso de linha francesa, como a noção de discurso e interdiscursividade, relacionando-os a outros conceitos advindos desses dois primeiros – sujeito enunciador, enunciatário, formação discursiva e cena enunciativa. Como suporte teórico utilizaremos os postulados concebidos por teóricos consagrados, como Dominique Maingueneau.Downloads
References
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal: 1983.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
________________. Gênese dos Discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo, Parábola: 2008
PÊCHEUX, M. Analyse automatique du discourse. Paris: Dunod, 1969.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.