O ensino de francês língua estrangeira em uma escola municipal no Rio de Janeiro: um relato de experiência

Autores

  • Zadig Mariano Figueira Gama Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sergio Luiz Baptista da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zadig Mariano Figueira Gama, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Literaturas de língua francesa do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista CNPq.

Sergio Luiz Baptista da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto IV do Departamento de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BOURGUIGNON, Claire; DELAHAYE, Philippe & VICHER, Anne. L'évaluation de la compétence en langue: un objectif commun pour des publics différents, Ela. Études de linguistique appliquée, n. 140, 2005/4, p. 459-473. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-ela-2005-4-page-459.htm. Consultado em 4 jan. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Consultado em 18 mar. 2015.

CONSEIL DE L’EUROPE, CONSEIL DE LA COOPERATION CULTURELLE, COMITE DE L’EDUCATION, DIVISION DES LANGUES VIVANTES. Cadre européen commun de référence pour les langues : apprendre, enseigner, évaluer. Paris: Didier, 2001. Disponível em: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Fra- mework_fr.pdf. Consultado em 18 mar. 2015.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Editora Ática, 1991.

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, p. 1-25, 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Consultado em 26 mai. 2015.

SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba & TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2013 (Coleção Linguagem & Ensino – Coordenação de Vanda Maria Elias).

TILLY, Adélaïde. Le rêve de Rémy. La P'tite École du FLE – Ressources pour profs de FLE précoce. Disponível em: https://laptiteecole.files.wordpress.com/2013/03/ce-le-rc3aave-de-rc3a9my.pdf. Consultado em 26 out. 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Gama, Z. M. F., & Silva, S. L. B. da. (2017). O ensino de francês língua estrangeira em uma escola municipal no Rio de Janeiro: um relato de experiência. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 16(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9893