O lúdico como elemento facilitador no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira

Autores

  • Elaine Gomes Viacek Oliani Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gomes Viacek Oliani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Letras - Tradução Intérprete  e Licenciatura Plena em Português/Espanhol pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2000). É Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2016). Tem especialização em Ensino de espanhol para brasileiros pela Pontifícia Universidade  Católica - PUC - COGEAE (2006). Atualmente é professora de espanhol  para o ensino fundamental e trabalha como tradutora e revisora de material didático. Tem experiência na área de Letras, língua e literatura, com ênfase na língua espanhola.

Referências

BOTO, Carlota. Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia. In: VASCONCELOS, M. L. M. C. (Org). Educação e História da Cultura: Fronteiras. São Paulo: Mackenzie, 2002.

DIAS, Marina. C. M. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicação para a educação pré-escolar. In:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

_________. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

_________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko. M. (Org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko. M. Bruner e a Brincadeira. In: KISHIMOTO, Tizuko. (Org) Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

MACEDO, Lino, PETTY, Ana Lúcia. S. PASSOS, Norimar. C. Aprender com jogos e situações-problema. São Paulo: Scipione, 2001.

SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: 2015.

SARLÉ, Patricia. (Org.) Enseñar en clave de juego: enlazando juegos y contenidos. Buenos Aires: Noveduz, 2010.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Oliani, E. G. V. (2017). O lúdico como elemento facilitador no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 16(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9876