Dificuldades de aprendizagem na língua escrita: estratégias inclusivas na alfabetização e no letramento
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem- Língua escrita- Alfabetização e letramentoResumo
Este artigo,foi realizado em colaboração com o NEPEDHI[1],, analisa as dificuldades dos alunos na apropriação do sistema de escrita, com o objetivo de mobilizar os processos de aprendizagem por meio de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa baseou-se em dados de avaliações municipais diagnósticas de 2023, centrando-se nos alunos do 2º ano do ensino público que enfrentam dificuldades de alfabetização. Utilizando uma abordagem qualitativa e sociointeracionista, o estudo destacou a importância de adaptar o currículo e as práticas pedagógicas para atender à diversidade, eliminando barreiras à aprendizagem e promovendo a participação ativa de todos os alunos.
[1] NEPEDHI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimentos, direitos humanos e inclusão).
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