Dificuldades de aprendizagem na língua escrita: estratégias inclusivas na alfabetização e no letramento

Autores

  • Tabita Vanusa Ruppel Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva.(PROFEI). Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG),Ponta Grossa- PR, Brasil https://orcid.org/0009-0007-7215-3953

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem- Língua escrita- Alfabetização e letramento

Resumo

Este artigo,foi  realizado em colaboração com o NEPEDHI[1],, analisa as dificuldades dos alunos na apropriação do sistema de escrita, com o objetivo de mobilizar os processos de aprendizagem por meio de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa baseou-se em dados de avaliações municipais  diagnósticas de 2023, centrando-se nos alunos do 2º ano do ensino público que enfrentam dificuldades de alfabetização. Utilizando uma abordagem qualitativa e sociointeracionista, o estudo destacou a importância de adaptar o currículo e as práticas pedagógicas para atender à diversidade, eliminando barreiras à aprendizagem e promovendo a participação ativa de todos os alunos.

[1] NEPEDHI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimentos, direitos humanos e inclusão).

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Biografia do Autor

Tabita Vanusa Ruppel, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva.(PROFEI). Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG),Ponta Grossa- PR, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). E Pós graduação em Educação Especial pela ISAL- Instituto Superior de Educação da América Latina (Faculdade de Educação de São Braz- 2010). Pós graduada em Arte e Educação pela ESAP (Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação- Faculdade Integrada do Vale do Ivaí- UNIVALE-2011 e pós graduação em Educação do Campo na FEPAN-(Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte-2012. Mestranda pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROFEI: Inscrição 15-2022.Participa das atividades do Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI). Bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. ( Bolsa País).Trabalhou quatro anos na Escola Realeza (2008-2012) rede de ensino particular, como professora de educação infantil, ensino fundamental I e ministrou aulas de filosofia para ensino fundamental I e II. É Professora concursada desde 2012 na rede municipal de ensino de Palmeira-PR. Atualmente é professora do 1 ano do ensino fundamental I e Assessora Pedagógica da Educação Infantil no município de Palmeira -Paraná. Tem experiência na área de Educação Infantil e ensino fundamental, com ênfase em práticas pedagógicas inclusivas no processo de alfabetização e letramento, pesquisadora sobre dificuldades de aprendizagem na escrita.( Editado pelo autor)

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

Ruppel, T. V. (2025). Dificuldades de aprendizagem na língua escrita: estratégias inclusivas na alfabetização e no letramento. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17252