Mediação de leitura
o conto para além do espaço escola
Palavras-chave:
Leitura. Texto literário. MediaçãoResumo
A presente pesquisa-ação, investiga como jovens estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental podem contribuir enquanto mediadores de leitura do texto literário junto à sua família. As etapas da pesquisa delineiam-se da seguinte maneira: mapear, em um processo de construção com os estudantes, que ações podem ser utilizadas pelo mediador a fim de contribuir para instigar o gosto pela leitura e, construir, junto aos estudantes, um processo de mediação de leitura a ser aplicado no ambiente familiar. Como resultado, identificou-se os seguintes pontos positivos: estímulo à leitura, a aproximação dos estudantes com seus familiares e momentos de diversão decorrentes da leitura mediada.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996.
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 20 junho 2021.
BRASIL não possui bibliotecas em número suficiente, diz manifesto da FEBAB. Biblioo, n. 4, ed. 81, Nov. 2019. Disponível em: <https://biblioo.info/brasil-nao-possui-bibliotecas-em-numero-suficiente-diz-manifesto-da-febab/>. Acesso em: 07 nov. 2021.
CANDIDO, A. O direito à literatura. Vários Escritos, v. 5, 1995.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.
CORTÁZAR, J.; GARRIGA, C. A.; CAMARGO, F. Aulas de literatura. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSTA, G. Analfabetismo resistente no Brasil e no mundo do século 21. 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21>. Acesso em: 20 abr 2021.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
_____. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
______. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.
RETRATOS da Leitura no Brasil. Instituto Pró-livro. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 12 abr. 2021.
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E.; KASPARI, T. Formação do leitor: experiência intelectual e afetiva. Revista Desenredo, v. 15, n. 2, 2019.
______. Texto literário: resposta ao desafio da formação de leitores. São Leopoldo: Oikos, 2017.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 1986.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janaína Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.