Os jovens e a cidade
literatura e multiculturalismo
Palavras-chave:
Literatura, Multiculturalismo, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática para o trabalho com o Multiculturalismo, Tema Contemporâneo Transversal (TCT) previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da leitura do livro São Paulo: A minha cidade, de Andrés Sandoval (2021). Objetiva-se articular uma sequência didática voltada para leitura e produção escrita que dialogue com a realidade dos jovens da região periférica de São. Para tanto, mobiliza-se a análise qualitativo-interpretativa de produção literária e documento normativo-curricular articulada com o conceito do Flâneur (BENJAMIN, 2021) e a contraposição entre educação bancária e educação libertadora por Freire (2020, 2021).
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
BENJAMIN, W. Passagens. Organização Willi Bolle e Olgária Chain Féres Matos. Tradução Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
SANDOVAL, A. São Paulo, a minha cidade. São Paulo: Amelì, 2021.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
VASCONCELOS, M. L. M. C.; BRITO, H. P. B. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis: Vozes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Enrico de Castro Carvalho Silva, Lion Santiago Tosta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.