Esses mares são naveg´áveis? A literatura como participante e não apenas coadjuvante no ensino de História
Palavras-chave:
Literatura, história, ensino.Resumo
O presente artigo procura discutir a utilização de textos literários para o apoio e ensino da disciplina de História desejando ultrapassar a questão ou utilização da literatura apenas como fornecedora de exemplos. Compreendemos como uma limitação imposta ao texto literário esse uso limitado e propomos a exploração da literatura como possibilidades para o enriquecimento do ensino de História como também o estímulo dos alunos à leitura de textos literários além da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.
Downloads
Referências
___________. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, MEC, 2006.
SANCHES NETO, Miguel. O lugar da literatura: ensaios sobre inclusão literária. Londrina, Eduel, 2013.
SÃO PAULO (Estado). Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; história, ensino médio, 3ª série, volume 1. São Paulo, SE, 2014.
SOUZA, Roberto Acízelo Quelha de. Teoria da literatura. São Paulo, Ática, 2007.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro, DIFEL, 2019.
VERNE, Júlio. A Ilha Misteriosa. Rio de Janeiro, Zahar, 2017.
___________. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias. Belo Horizonte, Autêntica, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.