Políticas Educacionais, Cooperação e Lusofonia

a presença brasileira em Timor-Leste

  • Valdir Lamim-Guedes USP e Centro Universitário Senac
Palavras-chave: Timor-Leste; Lusofonia; Ensino de línguas; Políticas públicas educacionais; Relações internacionais.

Resumo

Neste trabalho analisamos ações educacionais desenvolvidas por brasileiros em Timor-Leste em contexto oficial de cooperação internacional ou não-oficial, através da atuação junto a instituições de outros países ou timorenses. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e o relato de experiência. O período analisado é entre 2005 e 2015, que engloba a maior atividade de cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. De forma geral, o Brasil teve uma atuação relevante na área educacional em Timor-Leste, sobretudo na área de treinamento de professores de educação básica, produção de materiais didáticos e apoio ao desenvolvimento da legislação educacional. Por outro lado, ainda permanecem grandes desafios, como um ensino mais significativo em um contexto multilíngue e de disputas entre diferentes atores sociais.

Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, USP e Centro Universitário Senac

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando em Educação pela USP. Desenvolve projetos de pesquisa em Ecologia Vegetal, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro - São Paulo. Atualmente é Professor na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Centro Universitário Senac-Santo Amaro.

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Publicado
2020-07-07
Como Citar
Lamim-Guedes, V. (2020). Políticas Educacionais, Cooperação e Lusofonia. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(1), 58-79. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13141