Políticas Educacionais, Cooperação e Lusofonia
a presença brasileira em Timor-Leste
Palavras-chave:
Timor-Leste; Lusofonia; Ensino de línguas; Políticas públicas educacionais; Relações internacionais.Resumo
Neste trabalho analisamos ações educacionais desenvolvidas por brasileiros em Timor-Leste em contexto oficial de cooperação internacional ou não-oficial, através da atuação junto a instituições de outros países ou timorenses. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e o relato de experiência. O período analisado é entre 2005 e 2015, que engloba a maior atividade de cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste. De forma geral, o Brasil teve uma atuação relevante na área educacional em Timor-Leste, sobretudo na área de treinamento de professores de educação básica, produção de materiais didáticos e apoio ao desenvolvimento da legislação educacional. Por outro lado, ainda permanecem grandes desafios, como um ensino mais significativo em um contexto multilíngue e de disputas entre diferentes atores sociais.
Downloads
Referências
AMARANTE, Maria Inês. O telecurso brasileiro em Timor-Leste: comunicação sociocultural e educativa na educação à distância. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, Ano II, p. 72-98, 2008.
BASSAREWAN, Aicha Binte Umar; SILVESTRE, Simone Michelle. O ensino e a aprendizagem da leitura nos primeiros anos da escolaridade em Timor-Leste. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.2, p. 491-504, maio/ago. 2010.
BORMANN, Aliete; SILVEIRA, Marília. Primeira missão de especialistas brasileiros em educação em Timor-Leste: Desafios e impasses. In: SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2007. pp. 234-254.
BRASIL. Decreto nº. 5.104 de 11 de junho de 2004. 2014a.
______. Decreto nº. 5.274 de 18 de novembro de 2004. 2014b.
BUENO, Alexandre Marcelo; BRITO, Regina Helena Pires de. Português como língua estrangeira: difusão do português em contexto timorense. Studia Iberystyczne, Kracóvia, v. 13, p. 285-296, 2014.
DEIRO, Bruno. Sem pagamento, professores do Brasil deixam Timor-Leste. O Estado de São Paulo. 20.set.2012. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sem-pagamento-professores-do-brasil-deixam-timor-leste,933222>. Acesso em 22.mai.2018.
EMBAIXADA CUBANA EM TIMOR-LESTE. Concluida la campaña de Alfabetización en Timor con la aplicación del método cubano “Yo si puedo”. 22.dez.2012. Disponível em <http://www.minrex.gob.cu/es/concluida-la-campana-de-alfabetizacion-en-timor-con-la-aplicacion-del-metodo-cubano-yo-si-puedo>. Acesso em 22.mai.2018.
FREITAS, João Câncio. Prefácio. In: RAMOS, Ana Margarida; TELES, Filipe. Memória das Políticas Educativas em Timor-Leste: A consolidação de um sistema (2007-2012). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012. pp. 7-12.
FUENTE, Álvaro. Sim, eu posso acabar com o analfabetismo. El País Brasil. 19.jan.2017. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/11/economia/1484157646_626884.html>. Acesso em 22.mai.2018.
GOMES, Nilma Lino; VIEIRA, Sofia Lerche. Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso-Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Lusófona de Educação, v. 24, n. 24, dec. 2013.
GUEDES, Maria Denise et al. Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. Florianópolis: UFSC, 2015.
HULL, Geoffrey. Timor-Leste: Identidade, Língua e Política Educacional. Díli: Instituto Camões, 2000.
LAMIM-GUEDES, Valdir; GONTIJO ROSA, Carlos. A Cooperação Internacional na Universidade Nacional de Timor-Leste: contribuições para a melhoria da educação e desenvolvimento timorense. Global Education Magazine, v. 1, p. 73-78, 2012.
______. Arquivo e museu da resistência timorense: memória coletiva e a construção da identidade nacional em Timor-Leste. Museologia e Patrimônio, v. 7, p. 139-153, 2014.
NAKAGOME, Patrícia Trindade. A autoria antes da recepção: uma experiência de ensino de literatura em Timor-Leste. Linha d’Água, v. 26, n. 1, p. 83-100, 2013.
______. Compromisso e Croissants. Revista Crioula (USP), v. 14, 2014.
PORTAL DA INDÚSTRIA. SENAI transfere unidade de formação profissional para o governo do Timor-Leste. Disponível em <http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2014/08/senai-transfere-unidade-de-formacao-profissional-para-o-governo-do-timor-leste/>. Acesso em 22.mai.2018.
RAMOS, Ana Margarida; TELES, Filipe. Memória das Políticas Educativas em Timor-Leste: A consolidação de um sistema (2007-2012). Aveiro (Portugal): Editora da Universidade de Aveiro, 2012.
SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011a.
______. A implantação da pós-graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e – UNTL – Timor-Leste. ______. Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011b. pp. 174-207.
SCHERL, Ilana. Desafios e lições aprendidas na implementação de um programa de educação de adultos em Timor-Leste. In: SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. pp. 255-272.
SILVA, Antero Bendito. Educação e desafios em Timor-Leste pós-colonial. In: GUEDES, Maria Denise et al. Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor-Leste. Florianópolis: Núcleo de Publicações/UFSC, 2015. pp. 121-136.
SILVA, Diego Barbosa da. As contradições da cooperação técnica em educação Brasil-CPLP: o caso do Timor-Leste. Carta Internacional, Vol. 7, n. 2, p. 127-148, jul.-dez. 2012.
SILVA, Kelly Cristiane; SIMIÃO, Daniel Schroeter. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SPAGNOLO, Fernando. Conflito Armado em Timor-Leste: O impacto da crise na cooperação brasileira da Capes (maio-agosto 2006). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011b. pp. 83-126.
______. O Programa da CAPES/MEC: Qualificação de docente e ensino da língua portuguesa. A fase pioneira (2005-2006). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011a. pp. 11-82.
______. Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste. Novo formato da segunda edição do programa (janeiro 2007 – junho 2008). In: SANTOS, Maurício Aurélio dos. (Org.). Experiências de professores brasileiros em Timor-Leste: cooperação internacional e educação timorense. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2011c. pp. 127-173.
TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. 2002.
______. Statistica de Timor-Leste. 2015. Disponível em <http://www.statistics.gov.tl/pt/category/publications/census-publications/2015-census-publications/>. Acesso em 22.mai.2018.
______. Census of population and housing 2004. Dili: National Statistics Directorate, 2006.
TVI24. Mulher de Xanana Gusmão e o ensino do português: “Timor-Leste deixou de ser colónia”. Disponível em <http://www.tvi24.iol.pt/internacional/kirsty-sword-gusmao/mulher-de-xanana-gusmao-critica-ensino-das-linguas-timor-leste-deixou-de-ser-colonia>. Acesso em 22.mai.2018.
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. 1996.
UNTL; UPM. Edital: Programa para a Seleção de Docentes Temporários para Atuação em Cursos de Graduação na UNTL – Timor-Leste. 2011.
URBAN, Samuel Penteado. Paulo Freire e a educação popular em Timor-Leste: uma história de libertação. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 1, jan./abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.