Acurácia de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Indicação de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Palavras-chave:
Professores, Aprendizagem, Avaliação, Dificuldades escolares, Ensino fundamentalResumo
O tempo investido com as crianças em sala de aula pode permitir que professores identifiquem, com relativa acurácia, aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem (DA). Este estudo investigou a acurácia dos professores na identificação de crianças com DA, considerando a eventual coocorrência de problemas de comportamento. Participaram 253 crianças, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública e de uma escola privada, divididas em quatro grupos, de acordo com a indicação de seus professores: 1) DA; 2) problemas de comportamento; 3) DA e problemas de comportamento; 4) desempenho típico. Avaliaram-se as habilidades de reconhecimento e escrita de palavras, compreensão linguística, aritmética e inteligência. Foi utilizado questionário para pais e para professores. Os resultados indicaram um padrão em que os grupos com DA, independentemente da coocorrência de problemas de comportamento, tendem a não se diferenciar entre si e apresentam desempenhos inferiores em relação aos outros grupos. O grupo com problemas de comportamento teve desempenho mais semelhante ao grupo com desempenho típico. O resultado sustenta o papel importante dos professores na identificação, relativamente confiável, de crianças com DA, não se confundindo pela ocorrência, sobreposta ou não, de problemas de comportamento. O achado tem impacto na triagem e consideração do professor em processos de avaliação.
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