Intervenções em funções executivas na primeiríssima infância: revisão da literatura

Autores

  • Raquel Ferreira dos Santos Tomaz Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo
  • Camila Barbosa Riccardi León Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Educação, Criança, Cognição

Resumo

As funções executivas são habilidades mentais importantes que regulam o comportamento, a cognição e a emoção, e auxiliam na realização de objetivos. A primeiríssima infância, que compreende bebês e crianças de 0 a 3 anos, é um período sensível para o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, pois nos primeiros anos de vida se constrói a base estrutural para o desenvolvimento do cérebro. Estudos apontam que o desenvolvimento das funções executivas pode ser visto já nos primeiros meses de vida, o que sugere a possibilidade de intervenções precoces-preventivas. Sendo assim, este estudo realizou uma revisão de literatura com o objetivo de levantar evidências científicas sobre intervenções precoces-preventivas em funções executivas realizadas no contexto escolar voltadas para bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade. Utilizaram-se as bases de dados BVS, PuBmed, Scielo, ERIC e Pepsic. Aplicados os critérios de elegibilidade, foi encontrado apenas um artigo experimental que propõe um programa de intervenção baseado em treinamento linguístico para crianças de 26 a 31 meses. O estudo de intervenção revelou que a o treinamento em linguagem impactou positivamente as funções executivas. Nos demais artigos encontrados observou-se um grande número de estudos direcionados a avaliar as funções executivas em bebês e crianças pequenas com desenvolvimento atípico, bem como pesquisas que buscam identificar o poder de suplementações nutricionais para o desenvolvimento da cognição em crianças típicas de baixa renda. Desta forma, o presente estudo verificou carência de estudos sobre a temática em questão. Considerando a relevância das funções executivas para o desenvolvimento infantil e a prática de intervenções precoces preventivas, sugerem-se que futuras pesquisas possam ser conduzidas a fim de promover as funções executivas na primeiríssima infância.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Educação, Criança, Cognição.

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Publicado

01-07-2021

Edição

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Artigos