Situações Imprevisíveis
Uma reflexão confinada
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n1p78-93Palavras-chave:
Ilustração citadina; Incorporação; Práticas artísticas; Investigação urbana feminista; Imaginação urbana.Resumo
Situações Imprevisíveis: Uma Reflexão Confinada reflete o impacto das recentes restrições de confinamento na prática de pesquisa urbana incorporada apresentado num formato acadêmico não tradicional: ilustração citadina. É um percurso não sequencial que destaca espaços específicos e, sobretudo, espaços emblemáticos da cidade de Amesterdão, ao mesmo tempo que os confronta com a realidade da ausência. Os espaços vazios são justapostos com conversas fantasmas, memórias superficiais da minha própria prática corporificada de caminhar, contrastando a superficialidade da realidade de superlotamento turístico na cidade de Amsterdã com os seus elementos físicos sólidos que permanecem mesmo sem esse superlotamento. Desenhar nas ruas e aprender com essa interação com o espaço urbano é uma parte importante da minha pesquisa artística. No entanto, o quotidiano mudou rapidamente nos últimos meses devido ao surgimento e disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2 ao redor do mundo. Enquanto me encontro confinada atrás das paredes da minha casa, volto-me para essas ilustrações da cidade para refletir sobre meu papel como pesquisadora urbana, sobre como lidar com doença e sobre as implicações do confinamento na prática da pesquisa artística e corporificada.
Downloads
Referências
ARCHER, D. Blog What is comics journalism? 2013. Disponível em: http://www.archcomix.com/comics-journalism/. Acesso em: 5 nov. 2017.
BENJAMIN, W. The storyteller: reflections on the works of nikolai leskov. In: BENJAMIN, W. Illuminations: essays and reflections. New York, NY: Schocken Books, 1968 [2007].
BRINKERHOFF, R.; MCLLWAIN NISHIMURA, M. Image and meaning, prehistory - 1500 CE. In: DOYLE, S.; GROVE, J.; SHERMAN, W. (ed.). History of illustration. New York, NY: Bloomsbury Publishing, 2019. p. 2-15.
CAMPANARIO, G. The art of urban sketching: drawing on location around the world. Beverly, MA: Quarry Books, 2012.
CHUTE, H. L. Graphic women: life narrative and contemporary comics. New York, NY: Colombia University Press, 2010.
CHUTE, H. L. Disaster drawn: visual witness, comics, and documentary form. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2016.
COTTER, L. Reclaiming artistic research. Berlin: Hatje Cantz Verlag, 2019. p. 9-23.
DE ASSIS, P.; D’ERRICO, L. Introduction. In: DE ASSIS, P.; D’ERRICO, L. Artistic research: charting a field in expansion. London: Rowman & Littlefield International Ltd, 2019. p. 1-11.
DE CERTEAU, M. The practice of everyday life. London: University of California Press, 1984.
DEBORD, G. Theory of the Dérive. In: MCDONOUGH, T. (Ed.). The situationists and the city. London: Verso, 1958 [2009].
INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. New York, NY: Routledge, 2002.
INGOLD, T. Being alive: essays on movement, knowledge and description. New York, NY: Routledge, 2011.
HARVEY, A. Walking, drawing, indexing: representing bodily experience of landscape. New American Notes Online. 2014. Website. Disponível em: https://nanocrit.com/issues/issue6/walking-drawing-indexing-representing-bodily-experience-landscape. Acesso em: 5 jan. 2019.
KERN, L. Feminist city: claiming space in a man-made world. London: Verso, 2020.
MICKWITZ, N. Documentary comics. New York: Palgrave Macmillan US, 2016.
MUSTAQIM, K. Drawing perform’s: an artistic research. International Journal of Creative and Arts Studies, v. 5, n. 1, p. 55-66, 29 out. 2018.
POWELL, A. Alison Powell on data walking. TMG Journal for Media History, v. 21, n. 2, p. 146, 1º nov. 2018.
SACCO, J. Journalism. London: Jonathan Cape, 2012.
SALGADO, P. Um desenho (científico) por uma História (natural). IMAGINAR: Revista da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, n. 48, p. 6-9, jul. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.