As Ruas Eróticas dos Quadrinhos: O Papel da Prostituta na Cidade

Autores

  • Tânia Alexandra Cardoso Pesquisadora independente

Palavras-chave:

Cidades midiáticas, Eróticas urbanas, Noir, Representação, Boêmia,

Resumo

A representação da prostituta na cidade das Histórias em Quadrinhos pode despoletar uma visão do carácter dos bairros em que é representada. Dessa forma, o urbano sugere visões de sensualidade e erotismo possíveis através da HQ. Dentro deste contexto ponderam-se as HQs Sin City e Copacabana como representações intimistas e “eróticas” noir da cidade através das suas personagens. Sin City com o seu apelido nascido do poder do Red Light District - o bairro velho da cidade Old Town – e Copacabana, um dos bairros mais conhecidos do Rio de Janeiro pelo rebuliço dos turistas, tráfico, moradores e vendedores de ruas, prostitutas e travestis que envolvem o lugar e que transformam o bairro do dia para noite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Alexandra Cardoso, Pesquisadora independente

Tânia A. Cardoso é licenciada em Arquitetura pela FA, ULisboa e Mestra em Urbanismo pelo PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro. A sua pesquisa compreende a utilização das Histórias em Quadrinhos como uma mais-valia para o método científico de investigação, representação e crítica da cidade.

Downloads

Publicado

2016-08-28

Como Citar

CARDOSO, T. A. As Ruas Eróticas dos Quadrinhos: O Papel da Prostituta na Cidade. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 38, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.1%20Cardoso. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)