Indicadores de Sustentabilidade Urbana

Autores

  • Fernanda Saeta Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carlos Leite de Souza Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo; Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

sustentabilidade, cidades, indicadores

Resumo

Dado o explosivo crescimento das cidades no inicio do século XXI, vê-se a necessidade de estabelecer novos critérios e sugestões para um desenvolvimento sustentável das metrópoles e de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O crescimento das aglomerações urbanas acarreta não apenas problemas ambientais, como também instabilidade social. Ao passo que desenvolvemos novas tecnologias e aumentamos as riquezas, contribuímos para o desequilíbrio social, elevando os níveis de pobreza. É importante analisar o papel do setor público em relação ao planejamento da cidade e políticas estabelecidas, de que maneiras essas condicionantes foram responsáveis pela forma que os bairros se estabeleceram e se desenvolveram. Da mesma forma que o desafio da reinvenção das cidades nesse novo século não pode ser solucionado apenas com ação do poder publico, é fundamental a ação do poder privado para essa mudança de perspectiva. 

Torna-se necessário um diagnóstico da situação vigente de nossas cidades, em prol da criação de novas propostas e ideias que contribuam para uma qualidade de vida das futuras gerações. Entenda-se isso como um desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social. Sendo assim, este artigo propõe a construção de indicadores de sustentabilidade urbana, capazes de avaliar e monitorar a sustentabilidade. Promover a integração da sustentabilidade ao processo de planejamento urbano nas cidades brasileiras através de recomendações para os setores privado e público no desejo de se promover cidades mais sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

SAETA, F.; SOUZA, C. L. de. Indicadores de Sustentabilidade Urbana. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 21, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/Saeta.2013.1. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos