Aspectos da Arquitetura Russa em São Petersburgo no Século XVIII
Palavras-chave:
arquitectura rusa, historia, barroco, Russian architecture, history, baroque, arquitetura russa, históriaResumo
Este artigo pretende analisar os aspectos da arquitetura russa em São Petersburgo durante o século XVIII, período que na Rússia foi marcado pelo estabelecimento e o desenvolvimento do absolutismo, pelo poder da nobreza e, sobretudo, pelo caráter forte dos governantes, que contribuíram para o reforço político-econômico e a abertura do país para a Europa. A fundação da cidade de São Petersburgo pelo czar Pedro I, no início do século XVIII, desempenhou um papel fundamental na política e na história da arte russa, pois é o momento decisivo em que ocorre a ruptura de relações milenares com as tradições bizantinas, interrompe brutalmente o desenvolvimento da arquitetura moscovita e marca o início das relações com os países do Ocidente. A localização da nova capital, ao extremo norte do país, bem próximo ao golfo da Finlândia, é proposital, uma vez que o desejo de estreitar os laços comerciais com a Europa ocidental era imprescindível para sair de seu isolamento físico, social, político, econômico e, sobretudo, artístico. O poder que a tradição bizantina exerceu durantes séculos na Rússia fez que sua história arquitetônica não apresentasse os movimentos gótico e renascentista. A aproximação com a Europa vai contribuir para que uma nova arquitetura russa se presencie e se desenvolva, apresentando edificações inspiradas nos estilos e modelos europeus, vigentes na época, como o barroco, o rococó e o classicismo. O resultado, no entanto, é o aparecimento de uma arquitetura particular na qual se mesclam harmoniosamente elementos da cultura ocidental e russa. O desenvolvimento arquitetônico da nova capital, São Petersburgo, se inicia, portanto, com Pedro I, e recebe contribuições valiosas nos reinados seguintes, com as imperatrizes Isabel Petrovna e Catarina II.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.